Apesar das recomendações de distanciamento social, várias pessoas se aglomeraram em frente ao Shopping da Bahia, na Avenida Tancredo Neves, na noite de sábado (25). No vídeo enviado ao BNews, é possível ver pessoas sem máscara consumindo produtos das barracas de ambulantes da região.
Sábado foi o segundo dia da fase 1 do protocolo de reabertura planejado pela prefeitura de Salvador, em conjunto com o governo do estado. Os shoppings integram a lista dos estabelecimentos que voltaram a funcionar desde a sexta-feira (24).
Na manhã do primeiro dia de reabertura, o prefeito ACM Neto pediu colaboração da população de Salvador para cumprir as orientações de combate ao novo coronavírus.
“Pedimos paciência nesse começo, porque a cidade é muito grande, precisamos contar com cada cidadão, cada um ser fiscal, vamos estar abertos para receber qualquer denúncia. […] Não é hora de ir para shopping por diversão e lazer, é hora de comprar o que é preciso e voltar para casa. Essa é a forma segura”, destacou o prefeito.
A reabertura
Shoppings, centros comerciais e semelhantes, comércio de rua acima de 200 m², templos religiosos e igrejas, drive in podem reabrir. Os shoppings irão funcionar de segunda à sábado – 12h às 20h. Após horário de pico para não gerar confusão no transporte público. Praças de alimentação só em delivery ou take away. áreas comuns – 1 pessoa / 9m². lojas 1/5m². Estacionamento 50% das vagas. Tudo deve ser controlado e portas fechadas. Haverá testagem inicial e a cada 21 dias. Será obrigatório também o uso de máscara e afastamento, proibição de eventos presenciais.
Comércio de rua – segunda a sexta – 10h às 16h. 1 pessoa 9m². 50% do estacionamento acima de dez vagas. Atendimento prioritário para grupos de risco
Templos e igrejas – 10h às 20h. Segunda a sábado. Domingo sem restrição de horário. 20% da capacidade do salão ou 50 pessoas. Proibidas escolas, aulas e reuniões. fechados para crianças.
Drive-in – eventos com autorização prévia, exclusivamente dentro de veículos fechados. Alimentação nos veículos; lotação do estacionamento com mínimo de 1,5 metro de distância entre veículos. Ingressos exclusivamente online. Haverá pagamentos de alimentos online e banheiros com fila virtual.
BNews