23 de novembro de 2024 12:18

Casas de apostas esportivas têm parcerias com clubes, no Brasil

Redação PA Notícias

Atualmente, existem cerca de 450 sites especializados que atuam no País, mas com sede no exterior

Dos 20 clubes que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro, 13 possuem alguma parceria com casas de apostas. Antes da pandemia, esse número era maior e chegava a 16 clubes.

Atualmente, existem cerca de 450 sites especializados em apostas esportivas que atuam no Brasil. Todas essas “casas virtuais”, no entanto, não estão sediadas no País. A prática não é ilegal, mas estima-se que entre R$ 5 bilhões e 7 bilhões poderiam ser arrecadados por ano se essas empresas tivessem sede no Brasil.

Em dezembro de 2018, o Governo Federal sancionou a Lei 13.756/2018, autorizando o Ministério da Fazenda a elaborar regras para o licenciamento da exploração de apostas esportivas de cota fixa no País. A princípio, previa-se que essa legislação entraria em vigor em 2019, mas ela foi postergada. Sua última movimentação aconteceu em fevereiro, antes que a pandemia da covid-19 paralisasse as discussões em torno da pauta mais uma vez. A atividade já foi incluída no Programa de Parcerias de Investimentos do Governo Federal.

“Hoje vivemos um limbo jurídico onde, por um lado, existe uma lei que legaliza o setor, mas, por outro, para que tenha efetividade, necessita de regulamentação. Portanto, estamos estagnados”, explica o advogado Eduardo Carlezzo.

De acordo com Fernando Rivas, CEO da Betsul, casa de apostas esportivas que patrocina São Paulo, Grêmio, Atlético-MG, Ponte Preta e a Federação Paulista de Futebol, o Brasil pode se tornar um dos maiores mercados do mundo nesse setor quando a regulamentação for efetivada. “Assim que a aposta de cota fixa for regulada, onde a maior parte das apostas informais do varejo estiverem canalizadas para o mercado legal, o Brasil estará certamente entre os três maiores do mundo. Por ter uma regulamentação a nível federal, o País dará um enorme salto na frente de muitos outros”, explica o CEO.

De acordo com Bruno Maia, executivo de marketing e especialista em novas tecnologias, essa mudança no mercado também se reflete nas mídias esportivas. “Podemos esperar desse setor associações com grupos de mídia que tenham o esporte como ativo. Entramos em uma época em que a estatística virou entretenimento. Há um geração que consome futebol através do vídeo game e que lida com dados muito bem. Essas associações poderão gerar receitais incrementais aos grupos de mídia”, explica Maia.

O Corinthians anunciou no mês passado o Galera Group como novo patrocinador. A parceria deve garantir ao clube R$ 40 milhões em um período de cinco anos. Segundo o Corinthians, a empresa faz a hospedagem e gestão de toda a plataforma de apostas de forma remota e fora do Brasil – o grupo tem escritórios em Israel e Chipre.

Já o modelo de contrato do Flamengo com Sportsbet.io prevê um valor fixo anual e um valor variável. No início do mês, o Santos e a Casa de Apostas renovaram a parceria até o final do Campeonato Brasileiro. O patrocinador, que está no clube desde maio de 2019, expõe a sua marca na omoplata da camisa do time profissional.

Raul Vitor

www.terra.com.br

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