As mulheres têm ocupado cada vez mais espaço de destaque no mercado de trabalho, crescendo a participação delas como responsáveis financeiras dos domicílios. De acordo com levantamento da Consultoria IDados, realizado com base em informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase metade dos lares brasileiros são chefiados por elas. É nesse contexto que a ação de sustentabilidade Braskem Recicla, realizada no Big Drive-in Salvador, no novo Centro de Convenções, garante protagonismo para as mulheres, que lideram todo processo da iniciativa, reunindo cooperativa de reciclagem, indústria e startup.
Com duas filhas, Jandaíra Santos, 38 anos, tira o sustento de sua família da reciclagem, mas viu a renda cair após pandemia. “Moro sozinha com minhas filhas e tive dificuldade para pagar o aluguel. A cooperativa me ajudou muito, mas sem aquela constância de trabalho, faltou dinheiro para pagar as contas. Até mesmo para o gás e para os óculos para uma das minhas filhas que tem um problema sério de visão”, conta. Para ela, o trabalho extra ajudou a estruturar o orçamento. “Eu não pensava que ia pegar valor nenhum este mês, mas veio essa ação. Agora estou conseguindo me organizar e comprar medicação”.
Além de Jandaíra, outras seis catadoras da cooperativa Cooperguary participam da ação de sustentabilidade patrocinada pela Braskem, gerando uma renda de R$ 15 mil para o grupo. Para Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, o projeto fomenta a inclusão social. “Acreditamos que toda sociedade, incluindo o setor privado, tem o papel de mitigar o impacto do novo coronavírus no estado. Por isso, apoiamos às comunidades do nosso entorno, seja com doações de alimentos e itens de higiene e limpeza, como viabilizando iniciativas que fomentem o sustento de pessoas em situação de vulnerabilidade”, pontua Magnólia Borges, reforçando que o Braskem Recicla também cumpre o objetivo de incentivar a economia circular e consciência ambiental.
Responsável pela operação da central de reciclagem, a startup baiana Solos trabalha com projetos de impacto socioambiental, através da economia circular das embalagens, mas também busca ampliar o alcance do seu trabalho. “Através da decisão de contratar apenas mulheres, não apenas fortalecemos a nossa luta por igualdade e valorização, mas garantimos diretamente a sobrevivência de famílias, que dependem do trabalho delas”, enfatiza Saville Alves, cofundadora da startup baiana Solos, que é responsável pela operação da ação.
Reciclagem
Com o engajamento do público que assiste as atrações do drive-in, o projeto já garantiu o descarte adequado para cerca de 3,5 toneladas de sacos de papel, garrafas, copos plásticos, vidro e latas de alumínio. Todo material foi arrecado durante shows, filmes, peças e transmissão de jogos de futebol durante o mês de setembro. Alguns estabelecimentos da região também aderiram à iniciativa e contribuíram com a seleção de resíduos para a cooperativa. Até o final, a expectativa é alcançar o volume de cinco toneladas.
Após coleta, os itens são levados para a central de reciclagem instalada no novo Centro de Convenções, onde ficam em quarentena antes de ser separados, pesados e levados para ter uma destinação correta, evitando que sejam enviados para o aterro sanitário.
Todo processo de participação do público é realizado de dentro do carro, evitando a exposição das pessoas. É um exemplo de que é possível ter entretenimento com segurança e ainda sendo corresponsável pelo descarte adequado dos resíduos que são gerados. “Buscamos ir além da esfera dos negócios, nossa proposta é entregar empregabilidade, entretenimento e ações sociais e sustentáveis, como a coleta seletiva do lixo gerado no drive-in. É um orgulho fomentar projetos como estes que além de gerar renda aos catadores, educa e conscientiza as pessoas”, afirma Tuca Zamaroni, CEO da Zum Brasil Eventos, empresa responsável pela realização do Big Drive-in Salvador.
(Foto: Tayse Argôlo)