22 de novembro de 2024 21:12

Câmara poderá promover uma renovação de mais de 50%

Redação PA Notícias

Em 2020, Paulo Afonso terá cerca de 200 candidatos na disputa por uma das 15 vagas para vereador. Esse ano, a expectativa é que a renovação na Câmara seja um pouco maior do que em 2017 e fique em torno de 50%. Ou seja, de 7 a 8 vagas.

A Câmara Municipal de Paulo Afonso constituída atualmente por 15 parlamentares, é uma das mais modestas nestes 62 anos de existência do Poder Legislativo. O episódio da aprovação dos R$ 30 milhões, pela bancada governista talvez tenha sido a gota d’água e revoltou a população. Aquilo foi um desgaste para os vereadores, que contrariaram a vontade popular. Citar quem vai ter chance real de se reeleger fica difícil, porque tem os chamados “águias” que sempre conseguem a reeleição, aqueles que tem o poder financeiro e apoios de líderes comunitários e de igrejas.

Vereadores de um mandato correm risco de não se reeleger

Estão aparecendo nomes novos que vão concorrer a uma vaga na Câmara abrindo uma disputa em igualdade de condições que pode trazer sérias complicações para os atuais vereadores que vão concorrer a mais um mandato. Os obstáculos atingem em cheio vereadores de todos os partidos que estão sendo obrigados a fazer arranjos políticos para garantir, ao mesmo tempo, sua sobrevivência e a reeleição. Na situação, há casos emblemáticos de vereadores de primeiro mandato, que disputarão à reeleição e poderão enfrentar problemas com a legenda partidária e ficar no meio do caminho, bem como ter votações inexpressivas e não se reeleger no pleito que acontece em 15 de novembro de 2020.

Em seu primeiro mandato, o vereador Mário Galinho confirmou que será candidato à prefeitura de Paulo Afonso, cuja efetivação está marcada para o dia 12 de setembro durante convenção do SOLIDARIEDADE.

Com Bob Charles

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *