A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal de Paulo Afonso Aroldo Ferreira (HMPA), localizado no Bairro Tancredo Neves, conta com uma equipe de plantão composta por um médico plantonista, um médico diarista, enfermeiros de referência e assistenciais, técnicos de enfermagem e fisioterapeuta.
A UTI completou quarta-feira (16), um mês de funcionamento. Devido a pandemia, os tratamentos estão direcionados aos pacientes da Covid-19 que necessitam de maiores cuidados.
A UTI conta com dez leitos e durante esses 30 dias de atividades, 21 pacientes já receberam atendimentos, tendo no momento 60% de ocupação. A coordenadora de enfermagem da UTI, Priscila Nayara, destacou os procedimentos das atividades nesses primeiros dias. “Estamos completando um mês das nossas atividades e até o momento recebemos 21 pacientes que chegam provenientes do Hospital de Urgência Covid-19, que fica no centro da cidade, logo após uma série de avaliações médicas. É importante destacar que continuamos nossos treinamentos e capacitações buscando sempre melhorar os atendimentos, pois é um serviço novo no município e principalmente por estamos vivenciando esta pandemia”.
O coordenador médico da unidade, Henrique Coelho, especialista em tratamentos da Covid-19, fala sobre a importância da Unidade de Terapia Intensiva instalada em Paulo Afonso. “A UTI inicialmente foi elaborada para o tratamento da Covid 19 entrando no processo de integração com o sistema estadual de regulação. Todos os nossos dez leitos estão preparados para receber os pacientes e estão com uma taxa média de 60% a 80% de ocupação. Estamos atingindo nosso processo de evolução dos nossos profissionais com a realização das capacitações. Fizemos um plano de implantação da UTI e gradualmente fomos evoluindo”, explica.
Ele ressalta que a equipe de plantão é composta por um médico plantonista, um médico diarista, enfermeiros de referência e assistenciais, técnicos de enfermagem e fisioterapeuta. “Tem sido um equipamento muito importante para Paulo Afonso, principalmente neste momento de enfrentamento da Covid-19, onde os munícipes tem a oportunidade de receber um tratamento em sua cidade”, enfatiza o médico.
Fonte: www.instagram.com/prefpauloafonso