As centenas de ações do Executivo nos últimos quatro anos evidenciaram o compromisso da prefeitura com o desenvolvimento rural do município e o cuidado com o homem e a mulher do campo, promovendo apoio aos trabalhadores e trabalhadoras rurais. Os programas Campo Forte e Mais Leite, foram os primeiros passos para a transformação do município no maior produtor de leite da região. O leite produzido em Paulo Afonso é comprado por uma grande fábrica de laticínios do Ceará.
Com o Programa Mais Leite, os produtores saíram de 4 mil litros de leite por dia e passaram a produzir 20 mil litros por dia!
Hoje Paulo Afonso está produzindo 20 mil litros de leite por dia e a prefeitura não vai medir esforços para bater a meta de 100 mil litros por dia. “Temos condições de fazer de Paulo Afonso a maior bacia leiteira da região. Este é um grande sonho que podemos realizar”. Destaca Luiz de Deus.
Os produtores de leite de Paulo Afonso, Ivelize Lima e Alex do Queijo destacam que a Secretaria Municipal da Agricultura, criada em 2017 por Luiz de Deus, foi importante para o sucesso da nossa bacia leiteira.
Projetos já existentes serão ampliados
É com trabalho que Paulo Afonso cresce! A prefeitura adquiriu uma perfuratriz reforçou a perfuração de mais de 170 poços artesianos, realizou limpeza de barragens e recuperação de sistemas de irrigação, “Avançamos muito na agricultura nos últimos anos, mas podemos fazer muito mais. Quando assumi em 2017, não existia a pasta da agricultura com orçamento próprio. Por conhecer a dificuldade enfrentada por esse povo d área rural, fiz questão que a agricultura ganhasse status de Secretaria”. Afirma Luiz.
Irrigação ganha mais força e mais tecnologia
“No sertão do Velho Chico, em se molhando tudo dá”. Frase de Luiz de Deus que sabe conviver com o semiárido. E nos próximos quatro anos, será implantado um grande Projeto de Irrigação em Paulo Afonso, com alta tecnologia para irrigar o campo. Além disso, serão ampliados os projetos de irrigação já existentes. É uma ação importante para fortalecer a fruticultura, melhorar a renda da população e levar alimento à mesa dos cidadãos, melhorando a qualidade de vida das pessoas.
Como ensinou o poeta, “sonho que se sonha junto é realidade”