Antônio Alexandre (PMDB), foi um dos vereadores mais atuantes e polêmicos da história política de Paulo Afonso. Em 2017, o vereador estava no seu sétimo mandato consecutivo. Antônio foi presidente da Câmara Municipal de Paulo Afonso por duas vezes
O vereador Antônio Alexandre dos Santos, faleceu no dia 14 de dezembro de 2017. O parlamentar começou a passar mal às 15h quando fazia exames na clínica Unimagem, e foi levado por uma ambulância do SAMU para o HNAS – Hospital Nair Alves de Souza.
Antônio Alexandre deu entrada no HNAS com quadro de pressão alta e cefaleia e as 20h, o médico da família decidiu levá-lo para a Clínica Santa Mônica, e em seguida seguir em uma ambulância da UTI Móvel Salvar para uma unidade hospitalar na capital pernambucana. Mas às 22:30 Antônio Alexandre não resistiu e faleceu e a causa da morte teria sido uma embolia pulmonar. Antônio era transplantado renal há aproximadamente sete anos.
O corpo do parlamentar foi velado no Ginásio de Esportes Luís Eduardo Magalhães localizado na Avenida Apolônio Sales. Às 17 horas o cortejo seguiu por toda Avenida Apolônio Sales até o cemitério Padre Lourenço Tori. O caixão com o corpo de Antônio deixou o Ginásio muito aplaudido e foi conduzido para o cemitério Padre Lourenço Tori, no bairro Centenário, em um caminhão do Corpo de Bombeiros.
O vereador Antônio Alexandre (PMDB) estava no seu sétimo mandato consecutivo de vereador e foi presidente da câmara duas vezes.
O vereador Antônio Alexandre, que era professor licenciado em História, iniciou sua vida pública como Secretário de Serviços Urbanos na gestão do então prefeito Luiz Barbosa de Deus no entre 1989 e 1992. Eleito vereador em 1992 e 1996 e reeleito em 2000 pelo PL. Foi presidente da Câmara Municipal de Paulo Afonso nas gestões de 01 de janeiro de 2001 a 31 de dezembro de 2002, 01 de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2010, além de vice-presidente por uma vez. Ainda na casa, foi segundo secretário e líder do Governo por cinco vezes, nas gestões dos prefeitos Paulo de Deus e Anilton Bastos. No cenário nacional foi eleito 1º Secretário da UVB (União dos Vereadores do Brasil).
O vereador Antônio Alexandre foi eleito nas eleições de 2016, com 871 votos pela coligação (PMDB/PSC), para um mandato de 4 anos 2017/2020. Antônio, que estava há 25 anos consecutivos no Poder Legislativo Municipal, quando faleceu era líder da oposição na Câmara pelo PMDB e presidente das comissões de Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social e Relator da comissão de Constituição, Justiça e Redação final.
Foto: Divulgação.
Por José Renaldo de Carvalho Silva