A gripe espanhola durou dois anos, 1918/20 e a 2ª onda foi mais terrível que a primeira. Agora com a pandemia causada pelo coronavírus que teve início em janeiro de 2020, chegamos a mais de 207 mil mortes e já era antevista uma 2ª e até 3ª onda. Com a campanha eleitoral e as festas de fim de ano de 2020, flui a 2ª onda e estamos tendo picos idênticos ao do ano passado. O que é preocupante. Na Região só temos UTIS em Paulo Afonso na UPA e no HMPA que estão saturados.
Sob que pese as orientações da OMS e da SESAB, não estamos vendo cumpridas pela população e se não for observado o distanciamento social, a limpeza das mãos e o uso de máscaras, a coisa vai ficar incontrolável. Assistimos os bares cheios e nos estabelecimentos comerciais e de serviços também lotados e sem distanciamento.
A época é de preservação e o sistema que contempla os sem planos de saúde que é o SUS também se encontra saturado. É preciso isolamento para as pessoas de risco. Onde não houver local para lavar as mãos, o certo é o uso do álcool em gel, seja borrifando as superfícies lisas e maçanetas e o álcool gel nas mãos.
Texto: Antônio Fernando Dantas Montalvão. (Fernando Montalvão)
Ex-procurador dos municípios de Jeremoabo e Paulo Afonso-BA.
Ex-presidente da OAB. Paulo Afonso-BA
Por José Renaldo