24 de novembro de 2024 09:54

Covid-19: Secretaria da Saúde afirma estar preparada para imunização da população

Redação PA Notícias

Após a imagem mostrando a enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, ser a primeira brasileira a receber a vacina CoronaVac no Hospital das Clínicas, em São Paulo, no domingo (17), a Prefeitura de Paulo Afonso publicou no Instagram@ prefpauloafonso, afirmando que a Secretaria de Saúde do Município está pronta para dar início a imunização da população pauloafonsina.

“Aqui no nosso município já temos o Plano de Vacinação contra covid -19, desenvolvido pela equipe da Secretaria de Saúde. Estamos preparados para a imunização da nossa população tão logo o Governo do Estado envie as vacinas para o município. Teremos 16 postos de imunização e dois drives-trhus. Hoje, com certeza, é o marco de dias melhores para todos”.

Mônica Calazans faz parte do grupo de risco para a doença e atua na linha de frente contra Covid-19 no Instituto de Infectologia Emílio Ribas. Ela mora em Itaquera, na Zona Leste. A enfermeira foi voluntária da terceira fase dos testes clínicos da CoronaVac realizados no país e tinha recebido placebo. “Fui muito criticada. Eu recebia piadinhas, memes, mas não dei sequer importância. Me falaram que eu era cobaia de uma pesquisa de vacina.” Mônica atuou como auxiliar de enfermagem por 26 anos e se graduou em enfermagem aos 47 anos. Viúva, ela mora com o filho e cuida da mãe, que tem 72 anos e vive sozinha em outra casa. G1

Plano Municipal de Vacinação de Paulo Afonso

Uma reunião virtual realizada entre a Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiológica, Atenção Básica e a representante da imunização da Base Regional de Saúde, realizada sexta-feira (15), discutiu as estratégias de cada município alinhando e sanando dúvidas sobre a campanha de vacinação da covid-19. O Plano Municipal de Vacinação de Paulo Afonso já está pronto e segue o ritmo para implementação de acordo com as orientações federais e estaduais. A data para a chegada da vacina ainda está sendo finalizada pelo Ministério da Saúde, mas toda a ação a ser realizada está concluída.

Horários de vacinação e etapas

O plano, que foi desenvolvido pela equipe da Secretaria de Saúde, especifica a montagem de 16 pontos de imunização e dois drive-thrus, além das doses aplicadas casa a casa e nas instituições hospitalares. O plano prevê ainda os dias e horários de vacinação, que será se segunda a sexta-feira, das 7h30 às 10h30 e de 13h30 às 16h30 e sábados e domingos nos drivers, das 8h às 16h.

As etapas, segundo a equipe da imunização, seguem o que é preconizado pelo Ministério da Saúde. A primeira fase terá como prioridade trabalhadores de saúde, pessoas de 75 anos ou mais e idosos em instituições de longa permanência (como asilos), bem como povos indígenas, aldeados e das comunidades ribeirinhas. Na segunda fase a imunização será focada nos idosos de 60 a 74 anos. Pacientes a partir de 60 anos são considerados grupo de risco pelo maior grau da contaminação evoluir para uma morte.

Na terceira fase estarão pessoas com comorbidades, condições médicas que também favorecem um agravamento do quadro a partir da covid-19. Entre as doenças crônicas incluídas neste grupo estão as cardiopatias e doenças renais crônicas. A quarta fase vai focar em professores, forças de segurança, trabalhadores do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

Por José Renaldo, com informações ASCOM/PMPA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *