Durante o último fim de semana, na vigência das medidas restritivas previstas nos decretos estaduais e municipais, a Ouvidoria Municipal disponibilizou o telefone e WhatsApp de plantão para que fossem realizadas denúncias de festas, aglomerações ou qualquer outra atividade que vá de encontro às restrições.
De 19 a 21 de março, segundo os dados do órgão, foram registradas mais de 100 denúncias.
Em sua maioria, os contatos trataram de aglomerações, onde o bairro Centro e o povoado São José receberam o maior número de ocorrência – no Centro foram 16 e no povoado, quatro. De acordo com o Ouvidor Geral, Bernardo Nogueira, a ajuda da sociedade tem sido de grande importância. “Desde que o canal foi disponibilizado para a população, nós tivemos um grande número de denúncias realizadas em relação ao descumprimento das medidas restritivas. Através dessa ajuda da sociedade, nós podemos tomar iniciativas e unir forças para evitar a proliferação desse vírus que tem causado tanto sofrimento a todos nós”, concluiu Bernardo.
As denúncias que chegam ao aplicativo são direcionadas à Guarda Municipal e a Polícia Militar. As demandas são verificadas e posteriormente as equipes são deslocadas aos locais que foram denunciados para averiguação e tomada de providências cabíveis.
O objetivo dessa ferramenta da Ouvidoria é contar com o apoio da população para evitar e combater aglomeração de pessoas, assim como a abertura de comércios, eventos e demais estabelecimentos que tiveram o funcionamento suspenso pelos decretos governamentais. Durante a semana, o cidadão pode ligar para o número (75) 3282-4451. Nos finais de semana, funciona o plantão por meio do telefone (75) 98837-4942.
Autor: Ascom/PMPA