As ações de fiscalização para cumprimento do Decreto do Estado, que tem como objetivo evitar aglomerações e a transmissão do coronavírus, têm sido realizadas diariamente em Paulo Afonso.
As rondas têm como foco as feiras livres, supermercados, “disks” e aglomerações em locais públicos. Durante o período de 1º a 29 de março, 1368 estabelecimentos comerciais já foram fiscalizados. Deste número, 56 receberam notificações, seis foram interditados e um multado por descumprimento dos decretos municipais.
Para ampliar a prevenção e a fiscalização, a Secretaria de Indústria, Turismo e Comércio (Setic) em parceria com a Vigilância Sanitária, Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar, têm realizado ações e intensificado a fiscalização em estabelecimentos para verificação do cumprimento de decretos municipais, publicados com medidas complementares para o enfrentamento da pandemia no município.
No último fim de semana, as equipes realizaram averiguações de denúncias, tomando medidas para a dispersão de grupos em diversos locais, além de fiscalizar estabelecimentos comerciais. “Estamos com as equipes atuando de forma intensa em toda a cidade para garantir que os estabelecimentos cumpram os protocolos específicos determinados pelos decretos”, diz o secretário interino de Saúde, Adonel Júnior.
“Nessas ações voltadas para a população e para o setor regulado verificamos os cuidados indispensáveis para reduzir os riscos de infecção, como manter o distanciamento entre as pessoas, fornecimento de álcool em gel 70% aos clientes, bem como o uso das máscaras”, explicou a coordenadora de Ações Covid da Vigilância Sanitária, Jaqueline Rezende.
ASCOM-Prefeitura de Paulo Afonso