25 de novembro de 2024 01:47

Covid-19: Paulo Afonso é uma região que preocupa, devido aos casos ativos e a alta taxa de ocupação dos leitos

Redação PA Notícias

“Paulo Afonso é um município pólo, faz parte da rede PEBA, e acaba recebendo usuários de outros estados e município e isso nos preocupa e dá maior relevância devido a ocupação dos leitos, por isso estamos empenhados tentando viabilizar o melhor atendimento”. Destaca o assessor do Secretário de Estado de Saúde Fábio Vilas Boas, Cássio Garcia.

Uma reunião realizada no gabinete do prefeito Luiz de Deus, na manhã desta sexta-feira (21), teve como pauta os números de casos ativos de covid no município e o Hospital Nair Alves de Souza. O encontro teve a participação do assessor do Secretário de Estado de Saúde Fábio Vilas Boas, Cássio Garcia, que veio acompanhar a situação atual, uma vez que o número de positivados tem crescido nos últimos dias e Paulo Afonso é o município referência da região para o atendimento do coronavírus.

O assessor veio a convite do secretário de Saúde Adonel Júnior, para avaliar ainda a condição do Hospital Nair Alves de Souza (HNAS). “Viemos fazer uma avaliação porque é uma região que nos preocupa muito no Estado da Bahia devido ao número de casos ativos e a alta taxa de ocupação dos leitos. A idéia é avaliar a rede municipal para que possamos discutir algumas medidas para serem levadas ao corpo central do Estado, e assim criar ações de como frear o grande número de casos e melhorar a assistência regional”, explica Cássio.

Ele reforça que o melhor meio de evitar o contágio é o isolamento. “Temos como medidas de segurança a higiene das mãos, o uso de máscara, mas a mais efetiva é a diminuição de circulação de pessoas e para isso temos que tomar medidas restritivas sim. Está dentro da estratégia aumentar as restrições e por isso essa discussão com governo municipal”, reforça.

Cássio relembra que Paulo Afonso, por ser município pólo e fazer parte da rede PEBA (Pernambuco/ Bahia) de saúde, recebe usuário de outras cidades e estados, o que preocupa a ocupação do número de leitos. “Paulo Afonso é um município pólo, faz parte da rede PEBA, e acaba recebendo usuários de outros estados e município e isso nos preocupa e dá maior relevância devido a ocupação dos leitos, por isso estamos empenhados tentando viabilizar o melhor atendimento”.

O Administrador do BTN, Luiz Humberto, e o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Nino Rangel, também estiveram presentes. Após o encontro no gabinete, Adonel e Nino reuniram-se com representantes de setores do comércio do município para debater algumas medidas. “Estamos em discussão constate com o representante do Estado, alinhando as diretrizes que serão tomadas. O número está crescente e a região Norte está dessa forma, então discutimos com representantes dos setores e estamos criando estratégias para levar ao Estado”, explica Adonel.

O Boletim Informativo desta sexta-feira(21), traz mais um alerta para todos – mais 69 casos positivos(591) e 1 óbito(140), ocupação de 100% da UTI HMPA, da UTI do Hospital de Urgência COVID e do HNAS COVID-19.

Da Página Oficial da Prefeitura Municipal de Paulo Afonso.

Aqui no www.panoticiaas.com.br, você fica sabendo das principais informações da “Terra da Energia”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *