Desde que iniciou o funcionamento, a nova Central de Atendimento às Síndromes Gripais, implantada na Maçonaria, já realizou mais de 230 atendimentos. A instalação do espaço permitiu um serviço ainda mais ágil e específico para a triagem de pacientes com sintomas gripais.
No local, o público tem sua avaliação realizada por médicos e enfermeiros com realização de teste rápido, se houver necessidade. De acordo com a Superintendente das Ações em Saúde, Simone Andrade, a criação do novo espaço teve uma boa aceitação pela população “A procura começou pequena, aumentou ao longo da semana, e atualmente temos em média entre 10 a 15 atendimentos por turno aqui na triagem do Centro, explica.
Com relação aos números, é possível notar que a implantação de um local específico na Ilha desafogou o fluxo desse atendimento nas unidades de saúde, como UPA e hospitais. “Com a mudança dessa triagem das UBS´s, como iniciamos, para esta central na maçonaria, se ganha duas vezes, uma que o atendimento das UBS normalizou e outra que aqui a triagem é mais rápida e nos dois turnos, além de desafogar a UPA e os hospitais”, frisa a superintendente.
No local, uma parte dos atendimentos fica em torno de pacientes que já realizaram testes e estão positivados e vão em busca de medicação, outros para realização de testes rápidos, e por fim tem os pacientes que chegam com sintomatologia de gripe. “Todos recebem a avaliação médica e tem seu atendimento direcionado de acordo com a necessidade do quadro”, diz Simone.
O atendimento na Central da Maçonaria é das 7h às 11h, e pela tarde das 13h às 17h, com equipe composta por médico e enfermeiro, em cada turno. Para a população residente no BTN e adjacências, a triagem continua na Academia da Saúde com funcionamento das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira.
Da Página Oficial da Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, no Facebook.
Aqui no www.panoticias.com.br, você fica por dentro das principais notícias, nacional, regional e da “Terra da Energia”.