A FUNDAME- Fundação de Amparo ao Menor de Paulo Afonso, hoje com nova nomenclatura, Fundação de Assistência à Criança e Adolescente da Diocese de Paulo Afonso Bahia completou 27 anos de sua criação. Esse ano não houve um evento comemorativo devido a pandemia do Covid-19. A FUDAME trabalha com crianças e adolescentes carentes ou em estado de vulnerabilidade social.
A FUNDAME nasceu por iniciativa do então Bispo da Diocese de Paulo Afonso, Dom Mário Zanetta, preocupado com a crescente violação dos direitos humanos, onde crianças e adolescentes em situação de rua vinham enfrentando em seu cotidiano maus tratos, abusos, exploração sexual, trabalho infantil, fome e abandono.
Em 14 de Julho de 1994, num ato desesperado, alguns adolescentes invadiram a antiga Escola Rural da CHESF, com intuito de se abrigarem, fato que teve como consequência a interferência do Bispo junto a empresa, solicitando o local para formar uma entidade cujo objetivo era proteger e abrigar provisoriamente esses adolescentes.
Nas perspectiva de garantir a manutenção e o fortalecimento da Instituição, o Bispo constituiu uma rede de solidariedade, articulando a sociedade civil de Paulo Afonso e religiosos italianos, que são até hoje principais mantenedores.
Aqui no www.panoticias.com.br, você fica por dentro das principais notícias, nacionais, regionais e da “Terra da Energia”.