24 de novembro de 2024 00:34

Seduc entrega kits de gêneros alimentícios da agricultura familiar aos estudantes municipais

Redação PA Notícias

A Secretaria de Educação (Seduc) realizou quinta-feira (15), mais uma etapa da entrega dos kits de merenda escolar. Os produtos dessa fase fazem parte do gênero da agricultura familiar e atende cerca de 17 mil alunos da rede municipal de ensino.

Com a ação, a intenção da Prefeitura é minimizar as dificuldades trazidas pelo enfrentamento a covid-19 pelas famílias e proporcionar uma segurança alimentar aos estudantes. Este ano está é a terceira entrega – já foi uma com os kits “secos”, composto por 10 itens não perecíveis, e outra com os itens da agricultura familiar. Nessa etapa atual, todos os alunos estão recebendo itens produzido pelos agricultores familiares do munícipio composto por batata-doce, melão, manga, banana e laranja.

Dentro do cenário pandêmico a Seduc tem assistido os alunos com as aulas online e radiofônicas e, sobretudo, com o fornecimento de alimentos. De acordo com o gerente de Alimentação Escolar, Paulo Sérgio Lima, o processo de distribuição da merenda acontece de forma integrada com as escolas.

“Adquirimos os itens dos produtores da agricultura familiar, confeccionamos os kits e enviamos a cada unidade escolar que fica responsável pela distribuição e convocação dos pais e responsáveis dos alunos para a entrega”.

A Escola Vinicius de Moraes, situada no bairro Jardim Bahia, foi uma das unidades escolares que receberam os gêneros nesta semana. “Seguimos todo o cronograma de distribuição para não haver aglomeração de pais e responsáveis. A unidade tem em média 1.200 alunos matriculados. A Prefeitura tem dado esse suporte para todas essas famílias e em nenhum momento perdemos o vínculo com os nossos alunos graças ao acompanhamento da Seduc”, reforça a diretora Solange Marcolino.

Essa é a segunda remessa da agricultura familiar que a unidade escolar recebe. Os kits secos são compostos por com 10 itens, como achocolatado, aveia, arroz, biscoito, feijão, floco de milho, óleo e sardinha já foram entregues na etapa anterior.

Ainda segundo o gerente, a previsão é que na próxima semana o Numae receba uma nova remessa de alimentos para serem distribuídos. “Caso as aulas presenciais retornem, voltaremos a abastecer com os gêneros para a preparação da merenda, e caso não retornem nesse momento, iremos fornecer um terceiro kit”, destaca o gerente.

Para que o alimento chegue nas mãos dos estudantes, seja como merenda ou nas entregas dos kits, o responsável pela logística é o Núcleo Municipal de Alimentação Escolar (Numae), departamento encarregado por acompanhar todo o processo para que o alimento chegue às escolas, desde a compra até a composição do cardápio.

As entregas acontecem gradativamente, com a chamada das famílias conforme o cronograma de cada escola, seguindo todos os protocolos de segurança para evitar aglomeração. Os gêneros alimentícios são adquiridos com recursos oriundos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), referentes à merenda escolar, que nesse momento estão sendo revertidos em forma de kits aos estudantes municipais.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paulo Afonso – ASCOM/PMPA

Aqui no www.panoticias.com.br, você fica por dentro das principais notícias, nacionais, regionais e da “Terra da Energia”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *