A partir de segunda-feira (29/11), a Unidade de Controle de Zoonoses realiza a Campanha 10 Minutos contra o Aedes. A ação consiste em conscientizar a população para evitar a proliferação do mosquito, especialmente nesta época de chuva, com atividades simples que podem ser realizadas em dez minutos semanalmente.
Dentre as atividades está a realização de palestras nos postos de saúde e escolas da rede municipal, Cempa do BTN e o Georgina, bem como a visita intensificada dos agentes comunitários de saúde. As atividades educativas serão realizadas até a sexta, 3 de dezembro.
“Queremos mobilizar toda a população da nossa cidade para participar da iniciativa “10 minutos contra o Aedes”, porque de novembro a maio acontece o período epidêmico das arboviroses urbanas, que são a dengue, o chikungunya e o zika. Se cada pessoa tirar 10 minutos por semana para verificar os quintais e eliminar os criadouros, podemos interromper o ciclo de reprodução e evitar o nascimento de novos mosquitos”, explica o coordenador da Zoonoses, Sérgio Malta.