23 de novembro de 2024 12:44

Apresentação do cartão de vacina será obrigatória para receber a 2ª e 3ª dose contra a Covid-19

Redação PA Notícias

A Secretária de Saúde do Município continua avançando na vacinação contra a Covid-19 e nesta terça (14) e quarta (15) será aplicada a 3ª dose! Serão dois dias, e você deve se basear pela data que tomou a 2ª dose.

Apresentação do cartão de vacina será obrigatória a partir desta segunda-feira (13)

Com o ataque de hackers ao sistema do Ministério da Saúde e ao aplicativo ConectSUS, que traz dados sobre a vacinação, a partir desta segunda-feira (13), a apresentação do cartão para receber a 2ª e 3ª dose contra a Covid-19 será obrigatória.

A Secretaria de Saúde informa que a medida é necessária para que os profissionais possam conferir a data de aplicação, o fabricante e os dados pessoais. A equipe ressalta que por conta desse ataque a central de dados do Ministério, não há como ter acesso aos dados da população de forma on-line.

“O acesso aos dados da população estava sendo feita de forma on-line, já linkada com a plataforma do Ministério da Saúde, mas com esse problema, teremos que adotar a estratégia determinada em todo o país, que é a apresentação do cartão de forma obrigatória. Até que esse problema seja resolvido, não teremos como vacinar com 2ª ou 3ª dose se a pessoa não tiver o cartão”, explica o secretário de Saúde, Adonel Júnior. Ele enfatiza que as pessoas que não tiverem o documento vacinal terão que aguardar o retorno do sistema, que até o momento, não tem prazo determinado. “A ação é necessária para evitar a aplicação de doses a mais ou erros de imunização”, diz Adonel. Ele alerta que inclusive o agendamento nos postos de saúde para 2ª dose de Coronavac/ Butantã e Atrazeneca/ Oxford/ Fiocruz, que inicianesta segunda-feira (13),  também será exigida a apresentação do cartão físico.

O ataque  ao Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) e outros sistemas da pasta que utilizam a plataforma AWS, incluindo sites do Ministério da Saúde e ao aplicativo ConecteSUS, ocorreu na sexta-feira (10). Por conta disso, as equipes não têm acesso ao banco de dados on-line e precisam preencher as fichas à mão para lançamento posterior no sistema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *