24 de novembro de 2024 10:48

Paulo Afonso sedia Cariri Cangaço de 24 a 27 de março e destaca ligação do município com o movimento cangaceiro

Redação PA Notícias

A partir desta quinta-feira (24), Paulo Afonso sedia um dos maiores eventos sobre o movimento cangaceiro – o Cariri Cangaço, que se estende até o domingo (27), com vasta programação. O evento, que tem vasta programação, tem como objetivo mostrar a ligação e história do município com o Cangaço.

Com o historiador e conselheiro João de Souza Lima à frente, juntamente com o curador Manoel Severo, fundador do evento que acontece na região do Cariri, no Ceará, desde 2009, a atividade reúne pesquisadores e escritores, e conta com o apoio da Prefeitura de Paulo Afonso, por meio da Secretaria de Cultura e Esporte.

A ação conta com a presença da secretária de Cultura da Bahia, Arany Santana, e a chefe de gabinete. Para o secretário Dernival Oliveira, é uma honra receber um evento desse porte. “Estamos imensamente feliz em receber um evento desse porte, com tanta riqueza que traz culturalmente. Estamos dando todo o apoio, inclusive contaremos com a presença da secretária estadual de Cultura, Arany. Será sem dúvida um grande ganho para a nossa cidade”, enfatiza.

“Nosso intuito é mostrar a todos os convidados e visitantes a força da história que Paulo Afonso possui, principalmente ligada ao Cangaço. Aqui temos a Serra do Umbuzeiro, a fazenda de dona Generosa; a maior coiteira de Lampião na Bahia; os povoados do Riacho, Arrasta Pé, Salgadinho, com as histórias das cangaceiras, Durvinha e Lídia; além do sensacional Raso da Catarina e a Lagoa do Mel; onde foi morto Ezequiel, irmão de Lampião, e o mais importante: a Malhada da Caiçara, onde nasceu Maria Bonita. Sem falar que Paulo Afonso foi o local que mais emprestou filhos e filhas às hostes cangaceiras”, explica o João, que também é presidente da Comissão Organizadora do Cariri Cangaço.

A abertura está marcada para esta quinta-feira (24), a partir das 18h, na Escola João Bosco e segue até o sábado (26) na unidade escolar, com conferências. Durante a manhã da sexta e sábado, serão realizadas visitas em localidades que trazem a história do cangaço, como Baixa do Boi (Lagoa do Mel), Povoado Riacho (casa de Generosa) / Malhada da Caiçara (Museu Casa de Maria Bonita) e Povoado Arrastapé (Casa de Durvinha) e povoados Salgadinho, Juá e Campos

“Temos o compromisso de mostrar aos nosso convidados o que Paulo Afonso tem de melhor: o Museu Casa de Maria Bonita, o Raso da Catarina, os locais históricos do cangaço, e ainda temos as belezas  naturais da região, simplesmente sensacionais. Teremos sem dúvidas um grande Cariri Cangaço”, relata o curador Manoel Severo.

Confira a programação completa:

www.pauloafonso.ba.gov.br/novo/?p=noticias&i=10658

Fonte: Página Oficial da Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, no Facebook.

Conteúdo publicitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *