Está publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), edição da última quinta-feira, 21, o edital de abertura de inscrições para mil vagas efetivas na Polícia Civil da Bahia. São 150 para o cargo de Delegado, 150 para Escriturário e 700 para Investigador.
Válido por um ano, prorrogável por igual período, o evento será organizado pelo Instituto Brasileiro de Educação e Formação (IBFC), em parceria com o Departamento de Administração (Saeb) e a Polícia Civil.
As inscrições serão feitas no site www.ibfc.org.br, entre as 10h do dia 9 de maio e as 23h do dia 7 de junho. O valor da taxa varia de acordo com a vaga pretendida pelo candidato: R$ 140 para Escriturário e Investigador, e R$ 160 para Delegado. Do total de vagas ofertadas, 5% serão reservadas para pessoas com deficiência e 30% para candidatos que se declarem negros, de acordo com a legislação vigente.
Para ingressar na carreira de Delegado, é necessário ser bacharel em Direito. Para os candidatos aos cargos de Registrador e Investigador, é necessário possuir formação superior em qualquer área do conhecimento, além da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria B, no mínimo, para pesquisadores. Em todos os casos, o diploma do candidato deve ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e a carga horária semanal é de 40 horas.
O evento será realizado em Salvador, no dia 24 de julho deste ano e, por conta da pandemia, com o objetivo de prevenir e controlar a disseminação da Covid-19, a aplicação dos testes seguirá critérios de segurança sanitária. O descumprimento desses requisitos pelo candidato implicará na sua remoção do local de prova e na exclusão do concurso público.
O resultado final do concurso, bem como todas as suas etapas e informações adicionais, serão publicados no site oficial do IBFC (www.ibfc.org.br) e no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov. br). Após a aprovação, a Polícia Civil convocará os aprovados para a realização dos exames pré-admissionais e de investigação social e do curso de capacitação, conforme indicado no edital. Os que estiverem aptos serão convidados para o curso de capacitação, promovido pela Polícia Civil.
Fonte: Com informações do PC/BA