27 de novembro de 2024 05:50

Plano de governo: João Roma (PL)

Redação PA Notícias

Candidato ao governo da Bahia apresentou documento de 70 páginas ao TSE. Entre medidas, estão a criação do Auxílio Bahia e Médicos pela Bahia, versões locais de programas implantados pelo governo Bolsonaro.

O deputado federal João Roma (PL), candidato ao governo da Bahia, apresentou seu plano de governo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O documento, que tem 70 páginas, faz críticas à gestão estadual, que há 16 anos é feita por governos petistas e lista prioridades e propostas para um eventual governo.

Ex-ministro da Cidadania do governo Bolsonaro, João Roma tem Leonídia Umbelina (PMB) como candidata a vice. Roma vai disputar uma eleição para cargo majoritário pela primeira vez. Deputado de primeiro mandato, ele também foi chefe de gabinete da prefeitura de Salvador, entre de 2013 a 2018.

Entre as promessas de João Roma estão a criação de um programa estadual de transferência de renda chamado Auxílio Bahia, que será complementar e vinculado ao Auxílio Brasil, além do Médicos pela Bahia, programa semelhante ao Médicos pelo Brasil, e que deverá ser implantado já nos primeiros 100 dias do eventual governo.

Roma ainda prevê a criação de um conjunto de ações na educação como valorização do ambiente escolar, plano de melhorias da infraestrutura escolar e um projeto de manutenção participativa, com a realização de mutirões para organização das escolas, com a participação dos estudantes, pais, professores e servidores.

“Será implantado um Centro de Gestão Avaliação e Monitoramento de Dados e Indicadores Educacionais, contemplando o Sistema Estadual de Avaliação Anual para o final de cada etapa/ciclo da Educação Básica”, diz o plano.

O plano apresenta ações de curto e médio prazo, além de ações administrativas para área de segurança pública. “O primeiro grande passo que será dado pelo governo de João Roma na área da Segurança Pública é a retomada, na Região Metropolitana de Salvador, de territórios ocupados por facções criminosas”, destaca o plano.

Ao todo, o plano de governo do candidato é organizado em treze pontos estratégicos.

Saúde

Educação

Segurança Pública

Geração de Trabalho E Renda

Infraestrutura

Agropecuária

Indústria

Turismo

Cultura

Ciência, Tecnologia E Inovação

Gestão e Parcerias Público Privadas

Serviços

Programa De Transferência De Renda – Auxílio Bahia

Por Eric Luis Carvalho, g1 BA — Salvador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *