Na sexta-feira e sábado (23/24), profissionais dos setores de RH e contabilidade da Prefeitura participaram da capacitação sobre o E-social, um sistema criado em 2014 para que os empregadores informem a Receita Federal dados fiscais, trabalhistas e previdenciários. O curso promovido pela Secretaria de Administração contou com aulas práticas e teóricas.
De acordo com o subsecretário de Administração, Adilson Ângelo, a ação beneficia os servidores, a Prefeitura e, consequentemente, a Previdência Social para que tenha dados concretos e confiáveis para processar nos seus sistemas. “O prefeito Luiz de Deus, dando continuidade à política de capacitação de servidores, mais uma vez promove o curso completo do E-social. É um sistema fundamental para o funcionamento das empresas e Prefeituras e nós não poderíamos ficar sem capacitar nossos servidores. Com essa capacitação eles estarão prestando o melhor serviço possível nas informações cadastrais, na folha de pagamento e na segurança do trabalho para a Receita Federal”, diz.
O consultor e palestrante de sábado, Heleno Rocha, fala sobre E-social. “O E-social é uma obrigação trabalhista, previdenciário e tributário, onde envolve vários setores como o RH, contratos, licitação, todos os setores que de alguma forma têm relação com pessoas físicas que prestam serviço ao município como um todo. Todo movimento que acontece dentro do município que tem uma relação diretamente com pessoas precisam ser lançadas no E-social e a partir daí ele vai mandar essas informações para os órgãos federais. Agora com o E-social a informação fica nas nuvens do Governo Federal, então é uma segurança muito maior”, explica Heleno Rocha.