A Secretaria de Educação (Seduc) realizou nos dias 14 e 15 de setembro, um curso com o tema “Superar barreiras para garantir a inclusão”, destinado aos cuidadores que atuam nas salas de recursos multifuncionais do Bairro Tancredo Neves (BTN).
O objetivo foi garantir o processo de uma educação inclusiva, contribuir com a formação continuada dos cuidadores quanto ao seu papel no ensino dos alunos da educação especial e formar profissionais de apoio escolar/cuidador para atuarem no contexto da educação inclusiva e difundir a cultura inclusiva.
O curso foi realizado no Auditório da Escola Rivadalva de Carvalho e contou com palestras sobre a deficiência intelectual, DMU/DF, deficiência visual, surdez, autismo, transtornos funcionais e o TDAH, acolher, cuidar e incluir.
As palestras foram ministradas pelos professores Elza Reis, Ariana Santana, Ricardo Mendonça, Josineide dos Santos, Maria Madalena, Rozeni Oliveira e a fisioterapeuta Laís Malta. No local também teve a apresentação dos alunos da Escola Rivadalva de Carvalho.
As salas de recursos têm como proposta trazer uma estrutura que contempla estratégias, recursos, bem como fazeres que promovam aos alunos com alguma necessidade específica a acessibilidade ao contexto escolar.