Na quarta-feira (5), os secretários de Educação Elza Brito, e de Saúde, Adonel Gomes, participaram da Cerimônia do Jaleco do curso de medicina, no Auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
A secretária Elza destacou que foi uma honra para o município receber o convite para participar do evento. “Nós encontramos ali alunos que são munícipes, outros alunos que chegam ao município para cursar e entrar na academia em um curso tão importante. Nós vimos ali famílias emocionadas, foi um evento belíssimo e durante o período de pandemia não foi possível acontecer o evento, mas nesta quarta duas turmas tiveram a oportunidade de participar. Nos sentimos honrados, porque tinha um aluno Írio Dias, que foi um aluno da rede municipal, e esse aluno estava ali, então isso mostra que a escola pública tem a competência, a condição de chegar e os alunos podem ocupar esses espaços acadêmicos com cursos tão importantes como o de medicina”, diz.
Ainda estiveram presentes famílias, profissionais, autoridades e professores. “A gente percebia a alegria de todos os presentes mostrando a importância desse curso porque muitos estarão se formando e quem sabe atuando no nosso município. A Universidade se aproxima da escola pública, a educação básica se aproxima do ensino superior e isso é importante”, explica.
A Secretaria de Educação (Seduc) tem realizado ações para ofertar cada vez mais uma educação de qualidade, para promover o acesso e a permanência do aluno com sucesso. “Nós temos trabalhado muito na questão da busca ativa escolar que hoje é uma das maiores preocupações. Nesse pós pandemia alguns alunos têm a dificuldade de retornar o convívio e nós temos trabalhado nessa perspectiva de trazer o aluno para que ele permaneça e permaneça com qualidade, que ele tenha resultados na aprendizagem, tem sido esse o nosso trabalho. Temos mobilizado os profissionais com formações diversas, estão acontecendo em várias áreas porque o conhecimento é muito dinâmico e exige esse contínuo aprimoramento”.