O XII Encontro Baiano de Gestores Municipais da Assistência Social (Coegemas-BA) chegou ao fim na sexta-feira (18). O evento, realizado nos dias 17 e 18, em Paulo Afonso – BA, reuniu mais de 400 participantes de diversos municípios da Bahia e de outros estados. Durante o encontro, foi debatido os impactos do desfinanciamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) culminando na elaboração de um manifesto, que será enviado para o governador Jerônimo Rodrigues e o presidente Lula, eleitos no pleito de 2022. O objetivo do manifesto é em prol da reestruturação dos recursos para as ações e serviços ofertados pelas gestões municipais.
Ainda durante os dois dias foram realizadas oficinas com os temas: Trabalho Social com Famílias e Diversidades no Suas, Gestão Financeira e Orçamentária do Suas, a Integralidade nas Políticas Públicas do Selo Unicef e Auxílio Brasil e Cadastro Único no Âmbito da Proteção Social.
A secretária de Desenvolvimento Social, Cíntia Rosena agradeçeu a todos os envolvidos e ao Coegemas. “Este encontro foi de uma grandiosidade sem igual para o município e para a discussão da política da assistência social. Não tenho palavras para descrever o que vivenciamos aqui durante esses dois dias. Agradeço a todos os envolvidos, em especial ao Coegemas, que fez com que esse evento fosse realizado na nossa cidade”.