Termina nesta sexta-feira,18, em Paulo Afonso o maior encontro da rede socioassistencial do Estado – o XII Encontro Baiano de Gestores Municipais da Assistência Social (COEGEMAS). O evento, reúne profissionais da área, com o tema “Vulnerabilidade e Risco Social: ampliando o conceito de proteção social no Suas”, a iniciativa é do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado da Bahia (COEGEMAS – BA).
A abertura do encontro, na quinta-feira,17, na Acrópole Eventos, localizada na Avenida Maranhão 09, Fazenda Chesf, reuniu assistentes sociais de diversas localidades, em um espaço com palestras com Daniel Iório e Elis Correia, debate, painel temático e oficinas no IFBA- Campus Paulo Afonso, localizado na Av. Marcondes Ferraz, 200 – Gen. Dutra.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Cintia Rosena, o XII Encontro Baiano de Gestores Municipais da Assistência Social vai ser um momento marcante para a assistência. “Nós discutimos vários problemas que estamos encontrando, problemas que nós passamos em 2022. Sofremos diversos cortes de mais de 70% dos recursos do financiamento federal, mas estamos aqui unidos para resolver os problemas, para que 2023 seja um ano novo de esperança e com novas ideias”.
A presidente do Coegemas, Ediana Dourado, fala sobre o encontro. “Nós discutimos sobre essa política pública que é tão importante para emancipação e para a garantia de direitos dos nossos cidadãos baianos. A pandemia trouxe muitas consequências e a política de assistência social está na linha de frente acolhendo e dando suporte para essas famílias que estão em situação de vulnerabilidade social”.