24 de novembro de 2024 02:38

NUCA Paulo Afonso engajada no desafio NUCAS pelo Clima e pela alimentação saudável

Redação PA Notícias

Cumprindo a mais um dos desafios promovidos pelo Selo UNICEF edição 2021-2024, o NUCA- Núcleo de Cidadania dos adolescentes do Município de Paulo Afonso- Ba, assumi o compromisso da participação efetiva no projeto: NUCAS pelo Clima, uma gincana pelo Clima e pela alimentação saudável. Onde a cada mês os NUCAS receberão diferentes missões que precisam ser executadas pelo coletivo de adolescentes. E dando a largada ao primeiro desafio do mês de janeiro “Conhecer” os adolescentes participaram na tarde de quarta-feira (25) , no auditório do CRAS Prainha de uma roda de Conversa com a mobilizadora de Adolescentes Luciana Moura e os Orientadores Sociais do SCFV. Em seguida, todos foram em loco em alguns pontos críticos da cidade na primeira missão.

E na manhã de quinta-feira, (26), no Lago do Touro e Sucuri , os adolescentes do SCFV/ NUCA em parceira com a equipe de Educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, a mobilizadora de adolescentes Luciana Moura e Orientadores Sociais do SCFV, realizaram a 1ª MISSÃO

Identificar os impactos das mudanças climáticas e as principais causas no nosso município. Iniciamos a atividade com uma dinâmica: “A ponte o olhar” desenvolvida pela Orientadora Social Carolina Alexandra com o objetivo de promover a interação entre os participantes e melhorar a comunicação interna, de modo a gerar e fortalecer o trabalho em equipe, trazendo resultados ainda melhores para a organização. Após a dinâmica a Eng°Dajana Nóbrega Doutoranda em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial-UNIVASF/UNEB, Mestra em Ecologia Humana e Gestão Sociambiental, Engenheira de Pesca, Eng. Segurança do Trabalho, Eng. Produção, deu continuidade a roda de conversa sobre as mudanças climáticas com os adolescentes onde foram apontados como essas mudanças e impactos afetam o direito humano à alimentação adequada (DHAA), ou seja, acesso regular e permanente aos alimentos, tanto em quantidade quanto à qualidade da alimentação.

Seguindo as Orientações presentes no diagramado caderno Orientador, foi tomado o cuidado de realizar passo a passo as solicitações. À medida que o debate foi crescendo, foi construindo coletivamente um painel pedagógico com fotos que demostram ações desenvolvidas no município e que podem impactar em mudanças climáticas e no direito humano à alimentação adequada.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *