Pelo 4º. ano, no dia 03.06.2023, aconteceu o concurso de quadrilhas no Arraiá da Avenida Rui Barbosa no município de Santa Brígida-BA. A festa contou com quatro quadrilhas juninas que disputaram o concurso, que acontece na abertura da temporada junina do calendário festivo organizado pela Prefeitura Municipal, que apoia a organização.
O Concurso de Quadrilhas é feito com a força e garra de Nilda, ativista cultural, amante de quadrilhas e sua família, que corre atrás de prêmios, do convencimento de quadrilhas para participarem e tudo o mais, sendo o primeiro Concurso de toda a região e serve para as quadrilhas aquecerem-se para todo o São João que chega.
Nem a chuva fina que caia toda hora apagou o brilho desses abnegados quadrilheiros das Juninas Pisadas do Sertão (Pedro Alexandre BA), Estrelas do MAC (Delmiro Gouveia AL), Nossa Raiz (Cícero Dantas BA) e Luminar (Antas BA) e, por ser início de temporada, outras não puderam participar como a “Bota pra ferver”, de Jeremoabo BA, “Paixão Moderna”, de Ouro Branco AL e “Flor do Sertão”, de Sergipe, que tiveram que desistir por problemas com estrutura.
Pelo sorteio, a primeira a se apresentar foi a junina Nossa Raiz, com o tema “Saudade meu remédio é te amar”, conjunto afinado, musicalidade nota dez e que mostrou um bonito espetáculo; depois foi a vez da Estrela do Mac, cujo tema contava um pouco da história de garimpos e garimpeiros no “Cidade Dourada”, um grupo muito empolgado, também de boa musicalidade e grande apresentação; a terceira foi a “Pisadas do Sertão”, que vinha com a obrigação de mostrar porque faz parte do Grupo Especial de Quadrilha Juninas do Estado da Bahia com o tema “Quem canta seus males espanta”, contando a história do som e da música desde a era das cavernas, com uma abertura empolgante e destacando-se em todos os itens como coreografia, harmonia, empolgação, figurino, etc, de uma musicalidade surpreendente e mostrou porque está preparada para defender bem a permanência no Grupo Especial do Estado e por último a “Luminar” com o tema “Festejar São João para sempre”, que não decepcionou e dançou bonito.
Destaque-se o conjunto de excelentes marcadores, um pouco da alma das juninas, com Júnior (Pisadas), Junior (Nossa Raiz), Cosmo (Estrelas do Mac) e Yuri (Luminar) movimentando-se bem, com dinamismo, entusiasmo e puxando suas quadrilhas.
A classificação final foi:
CAMPEÃ: Pisadas do Sertão
VICE-CAMPEÃ: Estrelas do MAC
3º. Colocado: Nossa Raiz
4º. Colocado: Luminar
Observação: a definição pelo terceiro lugar foi efetuado pelo corpo de jurados em votação específica com cada jurado votando em uma das duas quadrilhas empatadas, resultando no placar de 8×1 pela Quadrilha Nossa Raiz.
O corpo de jurados, sob a presidência de Pedro Son, contou com Lucinha, Rose, Jailda, Ivôncio, Kelly, Edsandro, Robson e Taís.
Por: Pedro Son
Fonte: redação (Pedro Son)