A experiência que tenho de mais de quatro décadas de jornalismo político, me ensinaram a não fazer análise política com emoção, com o fígado. Não me pauto pelo imediatismo do já ganhou, quando está faltando mais de um ano para a eleição nas prefeituras. Paulo Afonso é uma situação que deve ser observada com cautela. O fato do prefeito Luiz de Deus e por osmose, Marcondes Francisco, não estar aparecendo bem nas pesquisas, não significa que está derrotado. O que vai pesar na sua tentativa de eleger o sucessor ou não no próximo ano, é como estará a sua gestão no ápice da campanha. Não sei se vai conseguir consenso partidário e uma legião de candidatos a vereadores pedindo votos para o Conde, como teve na sua reeleição (Luiz de Deus).
Por isso, não se pode dizer que já perdeu a eleição. Muito provavelmente terá deputados estaduais e federais da região lhe apoiando. Que terá uma parada duríssima contra o ex-vereador Mário Galinho (PSD), que aparece bem nas pesquisas como favorito, isso é certo. Mas que, ele (Luiz de Deus) já foi derrotado, é uma tese errada. A campanha e as manifestações que nela vão acontecer é que darão o tom de quem vai vencer.
Portanto, guardem a carne do churrasco porque a eleição para a prefeitura de Paulo Afonso está aberta. E onde tudo pode acontecer.
Por Luiz Brito
1 Comentário
Pois me aguardem, que nessa o materialismo histórico vai dar uma martelada de sensatez, um bom político pensa em sua população, jamais em seu cargo. Abram alas para mudança que eu estou chegando.