Realizar serviços na rede elétrica, mesmo os mais simples, requer qualificação, habilitação e competência especializada na área distribuição de energia elétrica. Assim garantimos a segurança dos trabalhadores e a de outras pessoas próximas à área sob intervenção. Se você identificar alguma atividade insegura ou um acidente relacionado à rede elétrica, entre em contato com a Neoenergia Coelba, ligando para o número 116.
“É fundamental ter total conhecimento do serviço a ser realizado para controlar os riscos, além de possuir qualificações e seguir rigorosamente os procedimentos técnicos e de segurança. Apenas os colaboradores da Neoenergia Coelba, que atendem a todos os requisitos legais e técnicos necessários, devem acessar a rede elétrica. As intervenções deverão acontecer, sempre contando com dois ou mais trabalhadores, mediante autorização formal e através do uso dos equipamentos de proteção individuais e coletivos por todos, a fim de prevenir acidentes”, destaca Hugo Vidal, gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Coelba.
Para evitar incidentes, a Neoenergia Coelba promove ações de conscientização por meio de mensagens nas faturas de energia, canais de comunicação com os clientes, um centro de segurança em seu site, publicações nas redes sociais, campanhas publicitárias, programas educativos e parcerias com entidades de classe, entre outras iniciativas.
A Neoenergia Coelba recomenda as seguintes medidas de segurança:
- Contrate um profissional qualificado e especializado: Ao realizar instalações ou reparos elétricos em sua residência, é necessário contratar um profissional qualificado para realizar a atividade. Para acessar as estruturas externas de distribuição de energia, solicite a visita de um técnico da Neoenergia Coelba.
- Mantenha distância dos cabos de energia públicos: Em construções ou reformas, é importante manter uma distância mínima de 2,5 metros em relação aos fios do poste. Essa é a medida mais segura para qualquer tipo de obra. Evite montar andaimes próximos à rede elétrica e tenha cuidado para que vergalhões e calhas não entrem em contato com a rede.
- Evite construir próximo a postes: É ilegal construir qualquer estrutura próxima a postes em terrenos vazios. Nessa situação, há um alto risco de choque elétrico. Além disso, a construção próxima a postes de iluminação pública também é perigosa. O ideal é não realizar a obra nessas condições ou, caso necessário, solicitar à prefeitura local a mudança do poste.
- Evite transitar em áreas com fios ou instalações elétricas: Esses locais podem apresentar riscos, principalmente dentro de construções. Ao utilizar escadas móveis, por exemplo, é preciso ter muito cuidado e observar a distância em relação aos fios e à rede elétrica.
- Fique atento a sinais de aquecimento ou desligamento automático de aparelhos domésticos: Verifique a temperatura dos interruptores, tomadas e cabos dos aparelhos, assim como o funcionamento de lâmpadas e equipamentos. Preste atenção se os disjuntores desarmam frequentemente ou se houve um aumento repentino na conta de energia.
- Substitua cabos amassados, corroídos ou sem isolamento: Se os fios estiverem expostos, é necessário trocá-los imediatamente para evitar choques elétricos e curtos-circuitos. Sempre contrate um eletricista qualificado para essa tarefa.
- Denuncie instalações improvisadas: Não faça ligações ou instalações elétricas fora das normas técnicas. Caso identifique qualquer irregularidade desse tipo, denuncie ligando para o número 116.
- Desligue o disjuntor geral ou a chave geral de energia para reparos elétricos: Antes de realizar consertos elétricos, como a troca de uma tomada ou lâmpada, é recomendável desligar o disjuntor ou a chave geral do local. Isso irá desenergizar o circuito e evitar choques ou descargas elétricas.