A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) descartou a possibilidade de ser candidata a vice-prefeita nas eleições de 2024 em Salvador. Em entrevista ao Política Livre, ela reafirmou o desejo de ser a escolhida do governador Jerônimo Rodrigues (PT) para concorrer na cabeça de chapa.
Olívia é vista como a candidata a vice ideal por lideranças próximas de dois outros pré-candidatos a prefeito da capital: o deputado estadual Robinson Almeida (PT) e o vice-governador Geraldo Júnior (MDB). Além de ser mulher e negra, ela foi quem teve mais votos em Salvador na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2022.
“Não vejo razão para eu ser vice, se nós temos uma carência de mulheres nos espaços de decisão política. Meu nome foi indicado pelo meu partido porque fui a deputada estadual mais votada da esquerda e entre todas as candidaturas em Salvador. Foram 56 mil votos”, declarou a parlamentar.
“Eu já fui vereadora por 10 anos. Então não dá para dizer que não tenho experiência. Está na hora de parar com essa lógica machista de que as mulheres não podem estar no poder e tem que apenas compor a chapa como vice. Vamos dar protagonismo às mulheres”, acrescentou.
Olívia Santana afirmou que Salvador nunca teve uma mulher negra prefeita. “Temos uma cidade de maioria negra, maioria feminina, e falta a gente ocupar aquela cadeira no Palácio Thomé de Souza. Está na hora de quebrar isso”, frisou.
A deputada disse ainda que o governador “precisa chamar a base e fazer a pactuação necessária”. “Nomes não faltam em Salvador. O PCdoB defendeu o meu, e já lançou minha pré-candidatura. Mas é fundamental que a base saia unida, porque não podemos apostar em pulverização”.
Política Livre