Durante o I Fórum Estadual dos Consórcios Públicos Interfederativos de Saúde, na sexta-feira (29), em Salvador, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou a ampliação em 10% no repasse para os consórcios de saúde e informou que o governo federal também contribuirá com a gestão orçamentária das policlínicas.
Além de construir a policlínica, equipar, comprar os ônibus e as vans, o governo é responsável por custear 50% da operação, que antes era 40%. O Ministério da Saúde também passou a enviar verba para ajudar os consórcios, o que resultou em um desconto na parcela dos municípios, em torno entre 40% e 50%.
“O Governo Federal nunca havia repassado orçamento para as policlínicas. E isso agora aconteceu no governo Lula. Isso possibilitou a gente a reduzir, naturalmente, o nosso custeio com elas e, por isso, fizemos um pacto com os municípios para que esses recursos possam ser aplicados na atenção básica, como em ações de vacinação e em maternidades, por exemplo”, declarou o chefe do Executivo baiano.
Com o objetivo de incentivar a criação e a divulgação das práticas exitosas realizadas no âmbito da gestão consorciada na saúde pública estadual, o evento contou ainda com a presença da secretária da Saúde, Roberta Santana, de presidentes dos consórcios, gestores das Policlínicas e diretores executivos.
Foto: Antonio Queirós/GOVBA