22 de novembro de 2024 21:33

ARQUIVO/2012: Prefeitura de Paulo Afonso e Chesf apresentam projeto de viabilidade técnica para implantação de campus da Univasf

Redação PA Notícias

Com essa publicação, o PAnoticias resgata a matéria publicada em 2012, pela UNIVASF,  quando o então prefeito de Paulo Afonso (BA), Anilton Bastos Pereira e o ex diretor administrativo da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), José Pedro de Alcântara, estiveram na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), onde conversaram com o reitor, professor Julianeli Tolentino de Lima, a respeito da proposta do município para implantação do curso de medicina.

Leia a matéria completa, publicado em 23-04-2012, com redação da Assessoria de Comunicação da UNIVASF.

Na sexta-feira (20/04/2012), o prefeito de Paulo Afonso (BA), Anilton Bastos Pereira e o diretor administrativo da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), José Pedro de Alcântara, estiveram na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), onde conversaram com o reitor, professor Julianeli Tolentino de Lima, a respeito da proposta do município para implantação do curso de medicina. A reunião contou com as presenças do assessor da Prefeitura e ex-secretário de saúde, Luiz Aureliano Filho, e dos chefes de Gabinete da Chesf e da Univasf, Carlos Alberto Aguiar de Brito e professor Edmilson dos Santos.

Na ocasião, Anilton e José Pedro entregaram ao reitor da Univasf, projeto de viabilidade técnica que destaca as potencialidades e infraestrutura da cidade de Paulo Afonso para edificação de um campus da Univasf. Durante a reunião, eles afirmaram compromisso de disponibilizar espaço físico para a construção do campus e funcionamento do curso pleiteado, que de acordo com o projeto, já contaria com as instalações do hospital Nair Alves de Souza.

“Entendemos que o papel da Unvasf tem que se ampliar e no que a Chesf puder apoiar à Univasf estaremos apoiando, disponibilizando não somente o hospital para implantação do curso de medicina, como também outros apoios que forem necessários. Esse é um momento muito importante, é um momento de diálogo e estamos vendo onde podemos somar energias para a implantação do curso de medicina”, disse José Pedro de Alcântara.

O prefeito de Paulo Afonso enfatizou as potencialidades do município nas áreas de educação, saúde e serviços. “Paulo Afonso é um polo regional de desenvolvimento que abrange quatro estados, e a gente entende que a presença da Univasf em Paulo Afonso vai trazer uma nova visão de desenvolvimento, não apenas para o município, mas para o Nordeste. Esperamos que possamos concretizar esse sonho”, argumentou o prefeito.

A proposta apresentada pela Prefeitura e Chesf foi recebida pelo reitor da Univasf como uma perspectiva de ampliar as discussões para expansão da universidade. De acordo com Julianeli, as propostas para abertura de um novo campus da Univasf, pleiteados por municípios dos estados de Pernambuco, Bahia e Piauí serão avaliadas de forma objetiva. “Avalio a iniciativa da Prefeitura de Paulo Afonso e da Chesf, que também está empenhada neste projeto, como uma proposta concreta que vai nos possibilitar uma análise fundamentada para que possamos atender uma demanda não apenas institucional, mas das comunidades de nossa área de abrangência, que tanto anseiam pela consolidação e expansão da universidade”, disse o reitor.

Julianeli destacou ainda que a concepção de expansão da Univasf tem como princípio, ampliar a oferta de vagas e curssos, sem no entanto, estabelecer concorrência com as demais instituições de ensino superior da região. “Estamos caminhando no sentido da parceria, de forma planejada, para que juntos possamos oferecer maiores e melhores oportunidades de acesso ao ensino superior em nossa região”, afirmou.

Klene Barreto de Aquino

Por: Assessoria de Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *