Com o objetivo de melhorar e agilizar o atendimento para as mulheres que necessitam colocar o Dispositivo Intrauterino (DIU), um método contraceptivo, a Secretaria de Saúde descentralizou o serviço que antes era realizado apenas no Centro de Atendimento da Mulher (CAM).
A partir de agora, as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) terão este serviço disponível, e a primeira unidade a ser contemplada foi a UBS Santa Quitéria, que desde a última quarta-feira (22) está com essa oferta.
As mulheres interessadas em utilizar o método contraceptivo devem procurar a unidade de saúde, onde os profissionais estarão orientando sobre as consultas e exames necessários para a inserção do DIU e em seguida será agendada a data para a realização do procedimento.
A enfermeira e especialista em DIU, July Karoliny, ressaltou que é um projeto de suma importância para o município, para atenção básica e para a saúde da mulher.
O DIU é um método anticoncepcional de longa duração, que não envolve a utilização de hormônios, com eficácia considerada superior aos demais contraceptivos. A ação acontecerá em todas as unidades de saúde por escala.