23 de novembro de 2024 23:30

Custo do município com o Hospital Nair Alves de Souza (HNAS), gira em torno de R$ 3,5 milhões por mês

Redação PA Notícias

O Hospital Nair Alves de Souza (HNAS), fundado há mais de 70 anos pela Chesf, traz uma trajetória de grande relevância na história da saúde pública do município de Paulo Afonso. Custeado tripartite, Estado, Federação e pela Prefeitura municipal desde 2021, a unidade de saúde atualmente funciona com investimento de cerca 70% do custeio por verba municipal, causando um grande impacto nas contas do município.

De acordo com a gestora do HNAS, Renata Fernandes, mensalmente os custos com a unidade hospitalar gira em torno de R$ 3,5 milhões a unidade atende não só pacientes pauloafonsinos, mas de uma região de Saúde composta de municípios de diversos estados circunvizinhos, como Alagoas, Sergipe, Pernambuco e cidades da Bahia que vivem no entorno.

O HNAS possui as quatro clínicas básicas: cirúrgica, clínica médica, maternidade e pediatria, com 120 leitos cadastrados pelo SUS. Renata reforça que apesar das dificuldades enfrentadas, conta com uma equipe de profissionais que realizaram diversos atendimentos durante 2023, de janeiro a novembro. Foram em média 4.267 cirurgias; 23 mil Raio X; 3 mil ultrassonografia e mais de 56 mil exames laboratoriais.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *