24 de novembro de 2024 18:11

Pesquisa “Quantitativa” mostra não ter favorito na eleição de 2024 para prefeito em Paulo Afonso

Redação PA Notícias

Circula nas redes sociais o resultado de uma pesquisa do IPM Brasil – Instituto de Pesquisas Municipais, para prefeito na eleição de 2024 em Paulo Afonso e no quesito “Quantitativa”, aquela que não se pode mensurar apenas com números e dados obtidos por meio de um questionário, por exemplo. É uma pesquisa focada em entender aspectos mais subjetivos, como comportamentos, ideias, pontos de vista, entre outros. Ela aconteceu entre os dias 7 e 10 de dezembro de 2023.

Outro detalhe que chama a atenção na pesquisa é que, segundo a informação que consta do questionário, ela foi feita de forma virtual pelo sistema “QuestionPro”, que é quando é feita através de um questionário criado em uma plataforma na internet e distribuído a pessoas através de e-mail, QR code, redes sociais ou SMS, entre outros meios para obter o resultado.

Em uma das perguntas na entrevista é feita a seguinte indagação, “Como o(a) Sr(a) avalia a administração do prefeito interino MARCONDES FRANCISCO nesse curto período em que ele substitui LUIZ de DEUS? O(a) Sr(a) diria que o governo de MARCONDES está sendo? E a resposta foi a de que, “Ótima 6.98%, Boa 28.93%, Regular 25.69%, Ruim 9.98%, Péssima 19.45%, NS/NR 8.98%”. O que mostra que a população não está rejeitando a condução que está sendo feita pelo atual interino.

E a resposta é corroborada com a pergunta seguinte, “E o(a) Sr(a) aprova ou desaprova a forma como MARCONDES vem administrando PAULO AFONSO?”. Que mostra uma divisão no eleitorado com as seguintes respostas, “Aprova 47.63%, Desaprova 42.89%, NS/NR 38 9.48%”.

Quando a pergunta é sobre se, “A eleição para prefeito de PAULO AFONSO somente vai ocorrer em 2024. Mas se as eleições fossem hoje, em sua opinião, qual seria a pessoa que o(a) Sr(a|) considera como a melhor opção para ser candidato a prefeito de Paulo Afonso? Em quem o(a) sr(a\0 votaria para prefeito de PAULO AFONSO? (ESPONTÂNEA)”. As respostas mostram um empate técnico entre Mário Galinho e Marcondes Francisco. “Mario Galinho, ex-vereador 15.71%, Anilton Bastos, ex-prefeito 3.24%, Marconi Daniel, atual vereador 2.99%, Marcondes Francisco, atual prefeito 12.97%, Evinha, atual vereadora 1.50%, BRANCO / NULO 1.00%, NÃO SABE AINDA / É CEDO 55.86%, OUTRO NOME. QUAL? ANOTAR AQUI 2.49%”.

E é aqui que mais se apresenta a informação de que, a eleição não está definida. São 55.88% de eleitores que ainda não definiram o seu voto.

Veja aqui o Resultado da Pesquisa.

Quatro questões precisam ser ditas: primeiro, Mário Galinho hoje é o favorito nas pesquisas, mas não passa dos 30, 35% do eleitorado. O que significa que 65, 70% da população não se definiu ainda e ou tem outros candidatos como preferidos. Segundo, é que o grupo do prefeito interino Marcondes Francisco se quiser ganhar a eleição, vai ter que procurar fazer coligações com grupos que até então, não querem separar as mãos. Terceiro, o grupo do deputado Bacelar é hoje quem mais soube aglutinar forças e se estiverem unidos, poderá surpreender na eleição do próximo ano.

E que o somatório dos percentuais de Anilton Bastos, Marconi Daniel e da vereadora Evinha, embaralha todo o cenário eleitoral. Para isto, a pergunta, “Agora, desses possíveis pré-candidatos a prefeito de Paulo Afonso em 2024, gostaria que o(a) Sr(a) avaliasse e dissesse, conforme seu conhecimento e visão: Qual o que tem mais serviço prestado à população de Paulo Afonso?” define muito bem que, um marketing bem feito, explorando as realizações do ex-prefeito Anilton na cidade, será crucial para reavivar a memória do povo.

A população vota, entre outros motivos, por segurança. E a resposta à pergunta mostra Anilton e Marcondes como os pré-candidatos que mais realizaram obras e ações no município.

Resposta à pergunta

Anilton Bastos, ex-prefeito 30.42% Marcondes Francisco, atual vice 19.95% Mario Galinho, ex-vereador 12.47% Marconi Daniel, atual vereador 7.48%, Evinha, atual vereadora 3.24%, Juliano Medeiros, 0.50% Nenhum desses 6.23%. Não Sabe/Não Respondeu 19.70%.

Por Dimas Roque

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *