O período chuvoso é propício para o surgimento de focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. Em Paulo Afonso, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da equipe da Unidade de Controle de Zoonoses realiza a inspeção e orientação sobre a dengue constantemente no município, onde as visitas são realizadas nas residências periodicamente. Recentemente a equipe de agentes da Zoonoses esteve na feira livre realizando distribuição de panfletos para conscientizar as pessoas sobre importância da participação de todos na luta contra o mosquito.
Os agentes intensificam os cuidados sobre a limpeza das casas e dos terrenos e que tipos de materiais podem ser descartados, como os que acumulam água e servem de criadouro para o mosquito. “Realizamos ações o ano inteiro e intensificamos neste período chuvoso, onde fica mais propício para os criadouros. A população precisa compreender a importância da prevenção”, diz o sanitarista da Zoonoses, Bruno Martins.
Para realizar denúncias de locais com possíveis focos do mosquito da dengue a população pode entrar em contato no (75) 3281-0193.
Redação