As águas do lago O Touro e a Sucuri, em Paulo Afonso, ficaram movimentadas, na manhã de terça-feira (19), por canoas Dragon Boat remadas por crianças e adolescentes do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), de escolas públicas e privadas e por colaboradores da Embasa e da Unirios. Às margens, recreadores animaram as crianças com pintura de rosto e esculturas em balões em torno do tema Água. A mobilização teve a intenção de envolver a sociedade de Paulo Afonso, na semana comemorativa ao Dia Mundial da Água (22/03) da Embasa, para vivenciar práticas desportivas e lúdicas em integração com o meio ambiente, em Paulo Afonso.
“A melhor forma de sensibilizar sobre a importância da relação de equilíbrio que deve existir entre água e meio ambiente é estar em integração com ele. O que essas crianças e adolescentes experimentaram hoje vai ficar na memória de cada um, assim como o que ensinamos sobre como o serviço de esgotamento sanitário prestado pela Embasa, em Paulo Afonso, contribui para esse equilíbrio’, explica a assistente social Maria Lícia dos Santos.
“Graças à implantação do serviço de esgotamento sanitário nessa região de Paulo Afonso, em 2014, conseguimos promover a revitalização do Lago O Touro e a Sucuri e, hoje, esse local, pode ser utilizado para esportes diversos e deleite dos habitantes de Paulo Afonso”, lembra o gerente regional da Embasa, Francisco Júnior.
A remada no lago foi promovida pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), em parceria com a Unirios, apoio do movimento Carranca Boat, Sicoob e Prefeitura de Paulo Afonso.
Da Redação