Dentre 133 municípios do Brasil, Paulo Afonso foi selecionado para participar do Projeto de Pesquisa Epicovid 2.0, que tem como objetivo compreender as consequências sociais, econômicas e psicológicas no pós-pandemia, englobando sintomas de longa duração e a efetividade das políticas públicas.
O estudo é uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Pelotas (RS) e a gestão municipal está cooperando com a equipe.
O secretário de Saúde, Alexei Vinícius, e a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Viviane Marques recepcionaram a equipe, que iniciou o trabalho foi na terça-feira (19) e terá continuidade até o final do mês de março.
No período da coleta de dados, os entrevistadores Edilson Santos e Maria Conceição da Silva, da Empresa LGA Assessoria Empresarial, devidamente identificados, visitarão 250 domicílios.
Na abordagem, um morador de cada domicílio será convidado para responder uma entrevista. “A equipe estará escolhendo 250 casas de forma aleatória e entrevistarão uma pessoa em cada um desses domicílios para saber como foi o pós-covid. Eles estarão devidamente identificados e irão se apresentar. É importante que a população receba essas pessoas porque o Ministério da Saúde precisa saber o que tem acontecido no Brasil para organizar políticas públicas para atuar no pós covid”, explica Viviane.