Um evento de liderança feminina, organizado pelo Sabin Diagnóstico e Saúde e a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), reunirá cerca de 50 empresárias de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, na noite desta quarta-feira, 13. O encontro, em celebração ao Mês da Mulher e aos 40 anos do Grupo Sabin, que será realizado no Hotel Morubixaba, em Barreiras, contará com uma palestra especial da cofundadora e presidente do Conselho de Administração do Grupo Sabin, Sandra Costa.
“Este evento será um momento importante para compartilhar e trocar experiências com as empreendedoras baianas, que buscam, por meio de sua trajetória, construir alicerces para que outras mulheres possam ocupar papel de liderança em diferentes segmentos”, afirma Sandra, destacando que, durante o encontro voltado para convidados, mostrará o trabalho desenvolvido pelo Sabin para potenciar a liderança das mulheres.
“O Grupo Sabin, que celebrará 40 anos em maio deste ano, é uma empresa de alma feminina, fundada por duas mulheres, eu e minha sócia Janete Vaz. Hoje, 74% dos cargos de liderança são exercidos por mulheres. Esse cenário também pode ser observado na Bahia, que conta com 78,8% dos postos de chefia ocupados por mulheres”, destaca.
A cofundadora do Grupo Sabin pontua ainda que a empresa adota importantes práticas e projetos para inspirar outras mulheres, como o Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão, que dá voz aos colaboradores. Essa iniciativa está fundamentada em cinco pilares estratégicos: mulher, étnico-racial, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e gerações.
“Acreditamos que a pluralidade e a habilidade de incluir e trabalhar com as diferenças potencializam nossa capacidade de inovação”, afirma ela, que, além do evento com as empresárias do oeste baiano, fará visitas às unidades do Sabin em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, no período do dia 12 a 14 deste mês, dentro da ação “Bebendo na Fonte”, que visa difundir a cultura da empresa para os colaboradores e a história de empreendedorismo ao longo das quatro décadas, com destaque para a cidade de Barreiras, que foi a primeira cidade do Estado a receber os serviços da marca em 2009.
Mestre em Ciências Médicas pela Universidade de Brasília (UnB) e bioquímica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sandra Costa é integrante do Conselho Permanente de Políticas Públicas e Gestão Governamental do Distrito Federal (DF), do Conselho Fiscal do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico (Codese) do DF, do Conselho Diretor da UnB e do Conselho de Governança da Amcham.
Em 2016 e 2017, ela foi eleita, pela revista Forbes, uma das mulheres mais poderosas do Brasil. Também integrou a lista das Melhores Gestoras de Empresas do país pela Revista Valor Liderança. A empreendedora também é representante do Grupo Mulheres do Brasil no Conselho dos Direitos da Mulher do DF.
Grupo Sabin