A edição do programa “Partiu Estágio” oferece 6.193 vagas para universitários que desejam atuar no governo da Bahia. O edital 01/2024 foi publicado terça-feira (19) pela Secretaria da Administração (Saeb).
De acordo com a pasta, esse é o maior número de vagas desde o lançamento do programa, em 2017.
As inscrições também chegam com novidades: todo o processo será feito desta quarta (20) a 19 de abril, através da plataforma de serviços do estado. [Veja os detalhes na plataforma www.ba.gov.br, a partir das 9h.]
O edital disponibiliza 1.733 vagas para Salvador e outras 4.460 para cidades do interior do estado e Região Metropolitana (RMS).
Estudantes de 126 cursos universitários serão contemplados em vagas distribuídas em 60 órgãos do estado e 302 municípios da Bahia.
“São oportunidades na área de Direito, Administração, Nutrição, Enfermagem e diversas licenciaturas, para fortalecer e estimular a formação de futuros professores e pesquisadores. É o momento de dar oportunidade de fato à juventude que está estudando e precisa de experiência profissional, para desenvolver suas habilidades e conhecimentos”, disse o governador Jerônimo Rodrigues (PT).
Para participar, os estudantes precisam:
ter no mínimo 16 anos
morar na Bahia
ter concluído 50% ou mais da carga horária do curso de graduação
estar regularmente matriculados em instituição de nível superior, com sede ou polo situados na Bahia
O curso de graduação pode ser nas modalidades presencial, semipresencial ou Ensino à Distância (EAD).
O edital sinaliza prioridade dos candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Também são prioritários estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública ou aqueles que estudaram com bolsa integral na rede privada.
O Partiu Estágio prevê ainda 10% das vagas reservadas para estudantes com deficiência, conforme estabelece a Lei Federal nº 11.788/2008.
O estágio tem duração máxima de um ano, sem possibilidade de prorrogação, exceto para os estagiários com deficiência. O programa tem carga horária de 4 horas diárias, com bolsa no valor de R$ 455, além de auxílio-transporte e férias remuneradas.
Foto: Divulgação/Saeb
Por g1 BA