22 de novembro de 2024 16:38

Paulinho da Igreja fala sobre motivo que o levou a apoiar o pré-candidato a prefeito Mário Galinho

Redação PA Notícias

Diante dos últimos desfechos ocorridos acerca da política de Paulo Afonso, principalmente com o anúncio de apoio do deputado federal Bacelar (PV) à pré-candidatura do vereador Marconi Daniel(PV) para prefeito nas eleições deste ano, e para entender tudo o que levou o deputado Bacelar a se manifestar de tal modo a criar um novo movimento no tabuleiro de xadrez político, com peças já bem movimentadas, e uma dessas peças que até então tinha tomado um rumo diferente daquele que ainda nem sequer havia sido traçado pelo líder do grupo, o Paulinho Santos, conhecido também como ‘Paulinho da Igreja’, expressa seu sentimento com relação ao atual cenário, e sobre motivo que o levou a apoiar o pré-candidato a prefeito Mário Galinho.

Paulinho da Igreja tem despontado no cenário político pela sua trajetória político-social, tendo obtido quase 700 votos em sua primeira candidatura a vereador (no ano de 2020). Quanto ao partido no qual vai disputar as eleições em 2024, Paulinho disse que está avaliando e calculando minuciosamente qual a melhor conjuntura que lhe permitirá disputar o cargo a partir do alinhamento ideológico de cada partido com suas convicções e com o governo estadual, federal e com Galinho.

Contudo, por fazer parte do grupo do deputado Bacelar, face aos últimos acontecimentos, Paulinho informa o porquê de ter tomado uma decisão individual de apoio ao pré-candidato a prefeito de Mário Galinho:

“A política é muito dinâmica, mais do que qualquer outra coisa, é impressionante! Dormimos com uma realidade e acordamos no outro dia com outra totalmente diferente! Para o eleitor, é um viés incompreensível, para nós, uma questão de construção de algo”.

“No entanto, eu posso dizer que, quando percebi que Bacelar havia permitido polarizar, internamente, entre duas vias possíveis de candidatura à majoritária (Anilton e Marconi), mesmo tendo ouvido a mim e aos outros pré-candidatos a vereador do grupo, se estendendo por muito tempo sob alegação de que ainda não era tempo de decidir – quando, no entanto, ele não queria desagradar a um e ao outro – aquilo comprometia as alianças necessárias para um crescimento eleitoral meu, preso a uma incógnita!, aí então, conversei com o deputado, o consultei e o informei sobre minha inclinação a apoiar Galinho, pois tratava-se de uma convicção pessoal e comunitária (pois ouvi muitas opiniões nas áreas urbana e rural) de que o projeto de reconstrução de Paulo Afonso, neste momento, inevitavelmente, precisava trilhar um caminho novo, com um protagonista que precisava ser testado, trazendo novas ideias e perspectivas, coisa que não encontrei nos outros pretensos candidatos. Ele disse que achava cedo, mas que se era para o meu crescimento eleitoral, não tinha problema, ele consentia”.

Paulinho fala sobre o que achou da posição do deputado quanto à escolha do vereador Marconi para candidato a prefeito:

“Confesso que fiquei confuso, pois na última conversa que tivemos em janeiro deste ano, o deputado disse que uma terceira via só favorecia o atual prefeito e que não era esse o intuito dele, mas fortalecer os pré-candidatos de sua base. Acontece que, nos últimos dias, como todos já sabem, a decisão tomada foi o inverso dessa realidade, o que me deixou até perplexo”

“Na minha opinião, qualquer pessoa tem o direito de disputar uma eleição, seja ela para prefeito ou para vereador, mas neste caso, dadas as circunstâncias, quando não somente nós pré-candidatos, mas a maioria da população clama por mudança, qualquer movimento contrário à ideia de favorecermos quem tem todas as chances de realizar este feito – neste caso, Galinho – pode atrapalhar qualquer conjuntura que projete o município para a sua nova perspectiva de reconstrução. Mesmo assim, acredito que a estrada percorrida por Galinho foi bem pavimentada até aqui; acredito piamente que a política local já está polarizada”.

“Entretanto, acho importante frisar que em 2022, não houve votos e apoio de um pré-candidato apenas, direcionados a Jerônimo, a Lula e ao deputado Bacelar, pelo contrário, principalmente a expressiva votação e Bacelar aqui foi fruto de um conjunto de fatores e de pessoas que o credenciaram e o credibilizaram para representar os interesses da população pauloafonsina. Para mim, qualquer fala contrária pode ser considerada pretensiosa e soberba”.

Com Bob Charles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *