Nesta sexta-feira (14), a parceria entre o Governo do Estado e a Secretaria de Saúde continua com o atendimento da segunda etapa do programa de rastreamento do câncer de mama das mulheres que participaram do Mutirão de Mamografia e que, por algum motivo, necessitam de exames complementares.
O prefeito em exercício, Marcondes Francisco e o secretário de Saúde, Alexei Vinicius estiveram acompanhando os atendimentos.
“A gente fica feliz, porque estamos trabalhando em cima de uma grande demanda reprimida que existia. Cerca de 2 mil pessoas fizeram a primeira etapa e nessa segunda etapa há uma observação em 203 pessoas que aparentemente apareceu alguma coisa e elas agora estão vindo fazer esse rastreamento. A gente tem que agradecer ao Governo do Estado e ao Governador Jerônimo por essa parceria”, diz Marcondes.
“É um exame de rastreamento, quando acusa alguma coisa precisa ir para uma continuidade, fazer uma ultrassonografia, talvez uma punção para que seja feita a biópsia e ainda existe a terceira etapa que é o processo cirúrgico. É um tratamento permanente e nós fizemos uma parceria mais uma vez com o Governo do Estado. Hoje e amanhã nós estaremos atendendo cerca de 600 mulheres, então serão mais de mil mulheres da região”, explicou o secretário, Alexei Vinicius.
O rastreamento do câncer de mama é mais uma iniciativa promovida pela Prefeitura de Paulo Afonso, por meio da Secretaria de Saúde, e em parceria com o Governo do Estado para prevenir a doença.