Com o Gerador de Documentos Licitatórios (GDL), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/Ba) torna-se pioneiro no Brasil na adoção de Inteligência Artificial (IA) em processos administrativos em órgãos públicos. A informação é da Assessoria de Comunicação do órgão.
“O Detran/Ba está na vanguarda em termos de tecnologia. E a adoção da IA (Inteligência Artificial) é um belo exemplo dessa diretriz. Essas ações fazem parte dos “3 Is” (Integração, Investimento e Inteligência), abordagem estratégica para melhorar a segurança no trânsito e a preservação da vida”, diz o coordenador-geral de Veículos do DETRAN/Ba, Fabrício Araújo.
A ferramenta, baseada em IA, automatiza a criação de documentos como editais, termos de referência e minutas de contrato, assegurando que todos os requisitos legais sejam atendidos de maneira rápida e precisa.
Segundo o Detran-Ba, a implementação do sistema ocorrerá em duas fases. A primeira envolve a configuração do Gerador de Documentos Licitatórios (GDL), de acordo com as necessidades específicas do órgão, incluindo o carregamento do plano de contratação anual e dos itens do catálogo do Sistema Integrado de Material, Patrimônio e Serviços (SIMPAS), utilizado pela Secretaria da Administração.
Já na segunda fase, a equipe técnica responsável pelo sistema trabalhará na integração completa da ferramenta com os processos do órgão, treinando os servidores para utilizar o GDL de forma otimizada, ainda em 2024.
Fonte: Ascom/Detran-Ba