Em um momento marcante na área rural de Paulo Afonso para a Comunidade Bogó, Seu Cícero e Dona Selma receberam a tão aguardada Cisterna de Calçadão, uma tecnologia social que promete trazer mais segurança hídrica e alimentar para a família.
Com capacidade para 52 mil litros, essa tecnologia social foi projetada para captar e reservar água da chuva, garantindo acesso a este recurso essencial para a produção de alimentos e dessedentação animal.
Seu Cícero fala sobre os benefícios da Cisterna de Calçadão. “Agora, com a cisterna, vamos ter mais água para criar as aves e cultivar frutas e hortaliças. No nosso plano produtivo, vamos colocar a cerca, então, a cisterna ficará protegida dos animais, e a tela vai ajudar a cercar a horta para plantar em segurança. Assim, vou conseguir ter alimentos de qualidade para minha família. Também quero investir mais adiante, adquirir novos animais para fortalecer a nossa produção.”
A iniciativa de implantação das cisternas faz parte de um projeto maior que, além de oferecer infraestrutura, proporciona serviços de acompanhamento familiar para inclusão produtiva.
Esse projeto, é realizado pela AGENDHA em parceria com a Associação Programa Um Milhão de Cisternas para o Semiárido (AP1MC), a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), e prevê beneficiar 146 famílias agricultoras nos municípios de Paulo Afonso, Macururé e Chorrochó.