Na quarta-feira (13), os profissionais das secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social, participaram de uma capacitação sobre a importância da vacina e implementação do Projeto Família Acolhedora no município.
O evento foi realizado pela Sesau e contou com a participação da equipe da Sedes. Durante o evento aconteceram as palestras sobre a implantação do projeto, ministrada pela Assistente Social Fabrícia, e a importância da notificação e das vacinas, ministrada pela coordenadora de Imunização Damaris Lopes.
O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (SFA) é uma modalidade que visa oferecer proteção integral às crianças e adolescentes que precisam ser afastados temporariamente de sua família de origem ou extensa por medida de proteção. O acolhimento deve ser a última medida para garantia dos direitos de crianças e/ou adolescentes, após se esgotarem as outras possibilidades de apoio à família de origem pela rede de serviços.
De acordo com a coordenadora de imunização do município, Damaris Lopes, a capacitação reforçou para a equipe a importância das vacinas, visando ampliar alternativas de acolhimento e minimizar as sequelas afetivas e comportamentais, deixadas em virtude do processo de separação de crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, até que seja viabilizada uma solução definitiva de reintegração para o menor.
“Tivemos um encontro muito importante com os técnicos de enfermagem, enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde e equipe da Sedes. É um projeto que contribui com o desenvolvimento, socialização e aprendizagem da criança e adolescente”, disse Damaris.
Fonte: ASCOM/PMPA