Paulo Afonso (BA) – A 1ª Companhia de Infantaria, conduziu, no dia 14 de dezembro, instruções para o XXVI Curso de Operações Rurais da Polícia Militar do Estado da Bahia (PMBA), em coordenação com a Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE-CAATINGA).
A atividade foi realizada nas águas do Rio São Francisco, e teve como objetivo capacitar os alunos do curso em técnicas de transposição de curso d’água e noções de Operações Ribeirinhas.
Durante o treinamento, foram abordadas técnicas de transposição por meio do emprego do cabo submerso, bóia de cantis, bóia de gandola e bóia de calça. Como técnicas de infiltração aquática por superfície empregaram a “espinha de peixe” e utilizaram embarcações a remo e a motor, travando contato com os procedimentos para a Tomada de Cabeça de Praia Ribeirinha.
A atividade contribuiu para o incremento da integração e cooperação, fortalecendo as relações entre todas as instituições participantes (EB, PMBA e SAMU) e aprimorou as capacidades de integrantes da PMBA no meio fluvial, atendendo às características geográficas do ambiente operacional, marcado pela presença de cursos d’água como o Rio São Francisco, conhecido como “Velho Chico”.
Por Redação PAnoticias