23 de abril de 2025 00:25

Estrutura da ponte sobre o canal do Moxotó, que dá acesso à ilha está segura?

Redação PA Notícias

A ponte sobre o canal da Usina PA IV de acesso à ilha de Paulo Afonso (canal do Moxotó), foi construída quando a Chesf construiu o Canal para alimentar as máquinas da Usina de PA-IV. E quando a Chesf construiu a ponte de acesso à ilha ela atendeu à demanda da época, e com o crescimento da população do município, naturalmente houve o aumento do tráfego pela única via de acesso à ilha.

Após o trágico acidente ocorrido na tarde deste domingo (22/12), na ponte de Estreito, que conecta os estados do Maranhão e Tocantins, que resultou em morte e pessoas desaparecidas, o portal Ilha News, trouxe à tona a preocupação com a infraestrutura da única ligação terrestre da Ilha de Paulo Afonso (BA) com outros municípios. A ponte sobre o canal do Moxotó, construída há mais de 54 anos, é fundamental para a mobilidade da região, mas sua capacidade e segurança vêm sendo questionadas há décadas. Será que a estrutura da ponte sobre o canal do Moxotó, que dá acesso à ilha está segura?

Segundo o portal, a ponte sobre o canal, com mais de cinco décadas de uso contínuo e fluxo de veículos pesados, a necessidade de uma alternativa segura e moderna é urgente. A tragédia em Estreito serve como um alerta para que as autoridades tomem providências antes que um acidente de grandes proporções aconteça. O debate sobre a infraestrutura da ponte da Ilha de Paulo Afonso deve ser tratado como prioridade para garantir a segurança e o desenvolvimento sustentável da região.

Reforma e ampliação da ponte sobre o canal Moxotó, em 2008

De acordo com informações da ASCOM da prefeitura em 2008, a reforma e ampliação da ponte sobre o canal Moxotó, em 2008, foi quebrar a pista de rolamento, com a retirada da camada de asfalto existente na ponte para serem colocadas chapas de aço, que segundo a empresa responsável pela obra compensaria a distribuição de carga com a ampliação das laterais.

A obra de ampliação da ponte sobre o canal do Moxotó, era uma ação da Prefeitura de Paulo Afonso sob a coordenação das Secretarias de Infraestrutura e Planejamento e Orçamento.

No mês de fevereiro começou o processo de licitação para reforma e ampliação da ponte. O custo total da obra seria de R$ 1.341.086,79. E a previsão era de que até agosto de 2008 as obras fossem concluídas. O então prefeito, foi derrotado nas eleições de 2008 e abandonou a reforma.

Ampliação do sistema de água na ponte

Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), em 2021, realizou na ponte de acesso a ilha, obras de modernização e ampliação do sistema de água, que consiste na colocação de tubulação para passagem do líquido.

Foto: Ilha News

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *