Após um período de estiagem, a primeira quinzena de janeiro de 2025 foi marcada pela presença de fortes chuvas na região do Vale do São Francisco. Com um volume mais alto do que o registrado no mesmo período em 2024.
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) registrou mais de 30 milímetros de chuva em Petrolina em 48 horas. A área urbana foi a mais afetada, com 33 milímetros em alguns pontos da cidade. No entanto, a média de precipitação dos últimos 10 dias chega a 209 mm, de acordo com levantamento do setor de Hidrometria e Meio Ambiente do Distrito de Irrigação Nilo Coelho (DINC). Dados das quatro estações meteorológicas do DINC, situadas no C1, N-8, Maria Tereza e N-4 mostram que não há diferença no volume de água da sede e da zona rural do município.
Segundo o DINC, o maior volume de água das chuvas foi registrado na última terça (14) na Estação do Projeto Maria Tereza, com 68 milímetros e na Estação PA – III, com 181,1 milímetros de chuvas. O acumulado do mês é de 411,97 mm.
As fortes chuvas levaram a Apac a emitir um novo Alerta Laranja para o Agreste e Sertão de Pernambuco. O aviso destacou a possibilidade de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte a partir de quarta-feira (15).
Alerta Laranja da APAC
O Alerta Laranja indica a possibilidade de acumulações superiores a 100 mm com risco moderado a alto de ocorrência de um sistema severo em algumas áreas e de forma mais isolada em outras regiões.
Fonte: Carlos Brtto / Foto: Deivid Menezes/Ascom PMP