Com o tema “UNIDOS POR NOSSA IDENTIDADE, MOVIDOS POR NOSSOS TERRITÓRIOS”, aconteceu nesta terça-feira (18), na Câmara de Vereadores, a Assembleia Territorial de apresentação do Colegiado Territorial de Cultura – CODETER, em parceria com a Coordenação Estadual dos Territórios de Identidade – CET em Movimento. O encontro teve como objetivo construir uma Política Territorial que fortaleça as lideranças, promova a inclusão, estimule a inovação e contribua para o desenvolvimento sustentável da região.
Os representantes dos territórios de Abaré, Paulo Afonso, Macururé, Glória, Chorrochó e Rodelas se reuniram para debater a importância da reativação e eleição dos representantes das Câmaras Técnicas Temáticas do território, além de discutir políticas públicas essenciais. O evento contou com a presença de lideranças, instituições, movimentos sociais, representantes do poder público (municipal e estadual), do poder executivo e da Superintendência de Cultura, reforçando o compromisso com a valorização cultural e territorial da região.
Durante o encontro, o Assessor Técnico da CET em Movimento conduziu a Formação dos Colegiados Territoriais da Bahia e liderou o planejamento participativo “Construir o Futuro dos Territórios”, promovendo o diálogo entre comunidades e gestores dos 27 Territórios de Identidade da Bahia. O Coordenador Geral do Programa Bahia Sem Fome apresentou um panorama do programa a nível estadual, abordando estratégias para combater a fome e reduzir os impactos da desnutrição e da insegurança alimentar.
Destaque também para a apresentação do grupo de mulheres ribeirinhas de identidade Glória, reafirmando a resistência territorial e a importância da cultura local. Além disso, foram discutidos temas como segurança alimentar, com ênfase no programa Bahia Sem Fome, que atende centenas de famílias no território, e na cozinha comunitária, uma ferramenta essencial para garantir uma alimentação digna.
O evento foi encerrado com grupos de trabalho, nos quais foram planejadas ações coletivas para o fortalecimento dos territórios. Um passo essencial para a construção de um futuro mais justo e sustentável!
ASCOM-PMPA