O SAC promove um atendimento especial para a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em postos do interior neste sábado (8). A ação acontece de 8h às 12h no posto SAC de Paulo Afonso. O atendimento da CIN é realizado por agendamento prévio, que deve ser feito através do aplicativo ou portal www.ba.gov.br, ou pelo call center: (71) 4020-5353 (WhatsApp) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).Além de Paulo Afonso o atendimento acontece no SC de Brumado, Conquista I, Feira I, Irecê, Jacobina, Porto Seguro, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas e Valença.
A primeira via da CIN é gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para fazer o documento é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original). Caso a certidão original esteja plastificada, é preciso levar também uma cópia.
A CIN permite incluir outros números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Além disso, podem ser adicionadas também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual; e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão. Outra novidade é a inclusão do nome social a pedido do próprio cidadão. Caso haja mudança de nome na certidão de nascimento, fica valendo apenas este novo registro.
Os cidadãos não são obrigados a se dirigir imediatamente aos postos SAC para trocar de documento. O padrão antigo, o RG, tem validade até o dia 28 de fevereiro de 2032.
Fonte: Ascom/Saeb
Foto: Feijão Almeida/GOVBA
Por Redação PANoticias